Veículos de Comunicação

Polícia

Polícia de Água Clara apreende mais 21 armas

Desde o início da verdadeira ?varredura? no município, a polícia já apreendeu 35 armas

Mais 21 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil de Água Clara, que desde em continuidade a operação deflagrada em conjunto com a Polícia Civil de Inocência para apurar o furto de armamentos no Fórum de Inocência.
De acordo com nota divulgada pelo delegado responsável pelo caso, Nilson Martins, na última segunda-feira (27), os agentes, por meio de uma denúncia anônima, tiveram êxito na recuperação de mais duas armas. As espingardas estavam enterradas em um terreno baldio, área urbana do município. Por enquanto, a polícia ainda não sabe quem as teria enterrado, mas – após exames – confirmaram de que as duas pertencem ao armamento levado do Fórum.
Já na tarde de ontem (28), nova denúncia anônima, desta vez realizada à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Três Lagoas, levou os investigadores a um montante maior. Ainda segundo a Polícia Civil de Água Clara, 19 armas – entre revólveres, pistolas e espingardas – foram apreendidas em uma chácara, na zona rural do município. Onze delas seriam provenientes do furto ao Fórum da cidade vizinha.
Conforme a Polícia Civil, a propriedade seria do sogro de Eder Martins da Silva, 26 anos, preso na última sexta-feira. Os investigadores informaram que o sogro não possui envolvimento no caso. A princípio, Eder teria transportado, e enterrado, as armas sem conhecimento e permissão do proprietário. O acusado também é apontado na investigação como a pessoa contratada para fazer a manutenção das armas, já que algumas estariam danificadas. Eder receberia duas armas como forma de pagamento pelos consertos.

OPERAÇÃO

Desde a semana passada, a Polícia Civil de Água Clara vem realizando uma verdadeira varredura no município para tentar localizar o armamento furtado no Fórum de Inocência. O “Dia D” da operação aconteceu na sexta-feira (24), quando mais de 20 policiais civis e militares – entre eles agentes da Delegacia de Investigações Gerais (Dig) e Grupo Armado de Repressão a Roubos e Sequestros (Garras), cumpriram nada menos que 17 mandados de busca e apreensão. A ação resultou na apreensão de 15 armas de fogo, sendo seis delas produtos do furto de Inocência; mais de 50 munições, cocaína e maconha. Ao todo, sete pessoas foram presas e autuadas em flagrante, sendo seis no dia da ação e uma no início da semana – as investigações foram desencadeadas após a prisão de um jovem de 18 anos, por porte ilegal de arma. Com ele, os policiais apreenderam uma das armas levadas do Fórum de Inocência .
Desde o início da operação, foram 35 armas apreendidas, sendo 17 delas relacionadas ao furto. A polícia informou que, parte das armas apreendida no dia D também estaria relacionada a outro furto, registrado na cidade de Ribas do Rio Pardo.
Agora, exames periciais e levantamento de dados deverão apurar se as oito armas apreendidas ontem estão relacionadas a outro crime contra o prédio do Judiciário: há três meses, aproximadamente, o Fórum de Água Clara foi furtado.
As investigações também seguem para apurar a participação de mais envolvidos no esquema e a participação de cada suspeito preso. A Polícia Civil de Água Clara acredita que o crime envolva cerca de mais cinco pessoas. Porém, também não descarta a possibilidade de que, dentre os acusados presos (a princípio, por receptação), também haja envolvidos diretamente com o furto. (R.P)