Veículos de Comunicação

Crime Ambiental

Polícia encontra filhote de papagaio em fazenda de Três Lagoas e multa idosa em R$ 5 mil

Ação é da PMA em conjunto com Ibama e fiscaliza três cidades da Costa Leste, além de Três Lagoas

Uma moradora de uma propriedade rural de Três Lagoas, de 63 anos, foi detida durante uma operação entre Polícia Militar Ambiental (PMA) e Ibama contra o tráfico de papagaios em Mato Grosso do Sul. Ela foi multada em R$ 5 mil e autuada administrativamente.

Segundo a PMA, uma fazenda – distante 10 quilômetros de Três Lagoas – foi alvo de abordagem. No local, a equipe policial encontrou um filhote de papagaio em um caixa dentro de um carro, na propriedade rural. A suposta dona do pássaro, recusou a informar se havia retirado do ninho ou se havia comprado. Disse apenas que pretendia cuidar do animal.

O filhote foi apreendido. A idosa foi levada à Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas e responderá por crime ambiental. A pena pode ser de 6 meses a 1 ano de detenção.

Operação

A PMA e o Ibama realizaram uma operação contra o tráfico de papagaio, com 53 policiais e fiscais, entre quarta-feira (26) e esta segunda-feira hoje (1), com o intuito de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos. Conforme a PMA, depois de retirada das aves, mesmo quando se apreendem, os problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.

A região principal do problema de tráfico de papagaio e que é monitorada é basicamente a que constitui os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. A operação foi realizada em todo o Estado.

Nesta ação, foram monitorados os ninhos e foram fechadas as saídas do Estado com bloqueios, especialmente, nas saídas para o estado de São Paulo, que é o destino principal registrado dos filhotes de papagaios traficados em Mato Grosso do Sul.