Veículos de Comunicação

Polícia

Policiais ambientais treinam com novo armamento

Treinamento foi ministrado com o apoio de policiais militares da Rondas Táticas do Interior (Rotai)

Policiais militares ambientais de Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Cassilândia passaram por um treinamento de 40 horas para poderem manusear o novo armamento doado pelo governo estadual.

De acordo com o comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar, capitão Mauro Sérgio Fernandes, a qualificação teve início na manhã de quarta-feira (5) e encerrou ontem (6). Dividido em duas turmas, 42 policiais ambientais passaram pelo treinamento para manusear as pistolas MD5, da marca Empal, calibre .40, adquiridas pelo governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Justiça (Sejusp).

O curso foi ministrado em três etapas. Nas duas primeiras fases, realizadas pela manhã, os policiais passaram pelo treinamento de desmontagem e montagem da pistola e, em seguida, pelas aulas de fundamento e posições de tiros. Já à tarde, o grupo se deslocou até o stand de tiros da 2ª Companhia de Infantaria do Exército onde participaram das aulas práticas.

O oficial explica que o treinamento visa habilitar os policiais ao novo tipo de armamento. “Boa parte dos nossos policiais estava habituada a manusear revólveres, antes tínhamos apenas o revólver calibre 38. Com a chegada das novas armas, se faz necessário um treinamento. Já que a pistola tem mecanismos diferentes do revólver e também um maior poder de fogo”, destacou.

O curso foi ministrado pelo comandante da PM, os sargentos Pires e Queiroz, da PMA, e contou com a ajuda de policiais militares da Rondas Táticas do Interior (Rotai). “Na semana passada, estive na Capital, acompanhado dos dois sargentos, para participar de um treinamento. O objetivo foi nos capacitar como instrutores. Tudo que aprendemos lá, foi repassado aos nossos policiais agora”, destacou.

Ao todo, os militares de Três Lagoas e da região receberam 44 novas pistolas. Foram 22 armas para os policiais do Município, 10 para os de Aparecida do Taboado e 12 para os de Cassilândia. “Toda a PMA do Estado deverá receber o novo armamento. Além disso, a Polícia Militar de Três Lagoas também está pleiteando as novas pistolas”.

MODERNIZAÇÃO

Fernandes explica que a modernização do armamento de toda a polícia de Mato Grosso do Sul faz parte de uma ação do governo estadual para melhor combater a criminalidade. “O investimento visa equipar o policial de forma a lidar com a violência. Hoje, muitos bandidos estão bem armados. É preciso que nós também estejamos para poder manter a segurança da população e nossa também. Isto, inclui a PMA, já que antes de sermos policiais ambientais, somos policiais militares e temos que estar preparados para agir em qualquer situação de necessidade”, destacou.

A partir de hoje, os policiais ambientais qualificados já estarão nas ruas com o novo armamento.