Veículos de Comunicação

Polícia

Policiais civis terminam pós-graduação e recebem hoje certificados

O curso é voltado para aprimorar conhecimentos de policiais civis na área de gestão

Nesta segunda-feira (13) será realizada a entrega de certificados para 200 policiais civis entre delegados, escrivães, investigadores, peritos oficiais e papiloscopistas que fizeram o curso de pós-graduação em Gestão Pública. A solenidade acontece às 8 horas, Bloco C no auditório Padre José Scampini, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

De acordo com o perito criminal e coordenador da pós-graduação em gestão de Segurança Pública, Alberto Dias Terra, o curso começou no mês de junho e já está em fase de conclusão, faltando apenas a avaliação das monografias dos participantes. O curso é voltado para aprimorar conhecimentos de policiais civis na área de gestão.

“O objetivo é dar aos policiais a formação na área de gestão para quando assumir um cargo de chefia. É requisito também de ascensão para a classe especial”, informou Alberto Dias Terra. Os participantes foram divididos em cinco turmas de 40 alunos. Durante os quase seis meses de pós-graduação, os policiais civis tiveram aulas de Ética e Cidadania, Gestão de Pessoas, Sistema Nacional de Segurança Pública e Legislação de Segurança Pública.

Balanço

Para o coordenador da pós-graduação, o curso foi importante para os policiais pensarem em segurança pública. “É importante que o policial pense em segurança pública, mas que também apresente projetos e soluções. Ele deve estar preparado para lidar com a instituição e com os próprios policiais”, explica.

Alberto Dias Terra disse ainda que é a primeira vez que um curso como esse é realizado na Polícia Civil e que a meta é conseguir mais recursos para a formação de mais policiais. “Cursos como esse dão o incentivo para que o policial aprenda mais. O que vemos é o maior entrosamento dos policiais após essa pós-graduação”, avaliou.

O curso conta com investimentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e contrapartida do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). "Já conseguimos contemplar boa parte dos policiais civis e no futuro queremos trazer mais recursos para formar mais policiais", finaliza.