Veículos de Comunicação

Polícia

Policiais Federais defendem negociação para evitar greve

Policiais federais de vários Estados fizeram na manhã de desta quinta-feira uma manifestação em frente ao Ministério da Justiça. Segundo o presidente do Sindipol-DF (Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal), Cláudio Avelar, a categoria está em estado de alerta, com indicativo de greve desde o dia 23 de junho, quando foi realizada a primeira manifestação.

"A greve ainda não foi aprovada, mas estamos prontos. Vamos ver como as negociações podem avançar. Conforme acontecer, a gente pode entrar em greve ou não".

O presidente do Simpol explicou que os agentes que fizeram concurso em 2004 foram rebaixados quando tomaram posse. "Os policiais tomaram posse numa classe inferior à que foi prometida no concurso", lembrou.

Avelar disse ainda que não houve avanços nas negociações com o Ministério da Justiça. "A instituição reconhece o direito, entende que houve o defeito e promete consertar, mas ainda não fez nada."

Segundo o Ministério da Justiça, o pedido do Sindipol foi encaminhado ao Ministério do Planejamento, que prometeu enviar a proposta a Casa Civil até 3 de novembro.

De acordo com o Sindipol, o trabalho da Polícia Federal está paralisado hoje, inclusive no Aeroporto de Brasília, onde foi deflagrada uma operação padrão, na qual as atividades são realizadas com pequena parte do efetivo. A operação padrão acontece também no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Apenas os serviços de atendimento ao público, realizados por terceirizados, estão funcionando normalmente.