Veículos de Comunicação

Polícia

Presos de Paranaíba usam uniforme

Cada detento recebeu um kit contendo duas camisetas brancas, duas calças e duas bermudas, ambas na cor laranja

Desde ontem, os internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) passaram a usar uniforme. Cada detento recebeu um kit contendo duas camisetas brancas, duas calças e duas bermudas, ambas na cor laranja, além de sacola e um nécessaire para guardar os pertences. A entrega fará parte das comemorações alusivas à Semana do Encarcerado.
 
A medida surgiu por iniciativa do juiz da Vara Criminal e Execução Penal da comarca, Francisco Andrade Neto, que disponibilizou recursos do Conselho da Comunidade local para a compra dos kits. A uniformização dos reeducandos visa atender ao que estabelece a Lei de Execuções Penais no sentido de dar assistência material aos detentos.
 
Ao receber o Kit, cada interno assina um termo de responsabilidade garantindo o cuidado com as peças, que deverão ser devolvidas quando deixarem a unidade penal. 
 
LAVANDERIA

Outra medida que deverá ajudar na conservação dos uniformes é a inauguração de um setor de lavanderia no Estabelecimento Penal de Paranaíba, financiada também pelo Conselho da Comunidade. No local foram instalados vários tanques de lavar de roupas. Também foram compradas mesas e ferro de passar. De acordo com a direção do presídio, alguns internos foram selecionados para trabalhar na lavanderia e ficarão responsáveis por lavar todos os uniformes. Pelo trabalho, eles receberão remição na pena – um dia a menos para cada três trabalhados.
 
O diretor do EPPar, José Carlos Marques, ressalta que a uniformização dos internos contribuirá significativamente para a rotina de segurança da unidade penal. “Haverá uma padronização, o que facilitará para a equipe de segurança e da guarda externa na identificação dos internos”, explica.
 
Segundo o diretor, apenas algumas roupas de frio poderão permanecer com os reeducandos. “Isso também facilitará no trabalho de revistas nas celas, já que não haverá aquele monte de roupa para ser vistoriado”, comenta. “Além de contribuir para a limpeza do ambiente”, completa.