Veículos de Comunicação

Polícia

PRF apreende 270 galinhas pintadas com o urucum

A PRF alerta que muitas pessoas compram os frangos como caipira sem saber que se tratam de frangos de descarte

Às 23h40 de ontem (26) a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 270 unidades de frangos tingidos de urucum acondicionados em caixas e isopor. A apreensão foi feita no quilômetro 530 da BR-163, na cidade de Jaguari.

Segundo a PRF a mercadoria foi apreendida em um veículo Fiat Uno Mille, placas CPF-0479 de São Paulo, conduzido por A.A.L., 38 anos, que estava em companhia de J.A., de 44 anos.

Os dois ocupantes do veículo foram detidos em flagrante por crime contra a saúde pública e contra o consumidor, foram entregues a equipe da Polícia Civil de Jaguari.

De acordo com a PRF os frangos seriam comercializados na cidade de Coxim.

FRAUDE

A PRF alerta que muitas pessoas compram os frangos como caipira sem saber que se tratam de frangos que já não têm muita utilidade e valor comercial, pois, geralmente, são adquiridos em granjas que exploram a atividade de produção de ovos: são as chamadas galinhas poedeiras.

As pessoas compram por um valor ínfimo (R$ 0,30 “no descarte”), abatem as aves de forma clandestina, não comprovam procedência, pintam com o urucum e lucram como se fossem criadores ou produtores do tão procurado frango caipira.

Quando o lote das poedeiras passa a produzir uma quantidade de ovos abaixo daquilo que seja suficiente para cobrir o investimento na criação, o gasto com ração por exemplo o animal é tido como descarte.