Veículos de Comunicação

Polícia

Registro de pessoas desaparecidas pode ser feito pela internet

No ano passado, a Devir teve 47 casos de desaparecimento registrados, sendo oito somente no mês de dezembro.

Em época de férias escolares, os locais públicos – como supermercados e shoppings – costumam ter maior fluxo de pessoas, o que pode tornar mais frequentes os casos de desaparecimento. Para registrar situações como essa, a população tem à disposição os serviços da Delegacia Virtual (Devir), da Polícia Civil.

No ano passado, a Devir teve 47 casos de desaparecimento registrados, sendo oito somente no mês de dezembro. Em 2008, foram 10 casos; 2007, foram cadastrados nove boletins de ocorrência para desaparecimentos, e no primeiro ano de funcionamento da Devir, em 2006, registrou-se 27 solicitações de desaparecidos. 

Diferente do que prega o senso comum, o registro pode ser feito imediatamente. “Não há necessidade de aguardar 24 horas para registrar o Boletim de Ocorrência. Assim que recebemos a informação de alguém desaparecido, este dado é repassado ao Ciops [Centro Integrado de Operações de Segurança] para que os policiais fiquem cientes”, explica Adilson Costa, investigador de Polícia e supervisor da Delegacia Virtual. 

O imediatismo na transferência de informação ao Ciops facilita o trabalho dos policiais que estão nas ruas, pois, caso encontrem um indivíduo com as características apresentadas, o caso pode ser solucionado com rapidez. 

Adilson ressalva a importância de detalhes da pessoa desaparecida, como altura, peso, cor dos olhos e dos cabelos, a vestimenta e informações complementares, como tatuagens, apelidos, se a pessoa possui alguma deficiência física ou mental, e ainda se toma algum remédio controlado. A situação e o último local onde a pessoa foi vista também são fundamentais para a investigação. 

A Devir funciona há quatro anos e já recebeu mais de 30 mil registros, entre furtos simples, extravios e desaparecimentos. Após registrar a ocorrência na Devir, em até 20 minutos é enviado um e-mail confirmando os dados apresentados ou avisando da necessidade de complementar as informações. 

Para acessar a Devir digite http://devir.pc.ms.gov.br/dv. Mais informações pelos telefones (67) 3318-7980 / 7981.