Veículos de Comunicação

Polícia

Segurança pública será reforçada no Estado

O Estado ampliou o número de vagas do concurso realizado em 2007

A Secretaria de Administração do Estado convoca os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso público para o curso de formação de soldado da Polícia Militar para efetuarem as matrículas nos dias 3 e 4 de agosto. Os 154 soldados  designados para realizar o treinamento se reuniram na quarta-feira (28) de manhã no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) para encaminhamento administrativo.

Durante o encontro os candidatos tiraram dúvidas sobre os editais de convocação nominal, lotação, exames médicos e documentos necessários para a matrícula no curso de formação, que deve começar no dia 1º de setembro e tem duração de oito meses. Durante este período os soldados recebem ajuda de custo correspondente a 75% do salário de um policial da PM, que é de R$ 1.785,00 para os que já concluíram o curso.

A convocação foi recebida com alegria e muita expectativa pelos novos integrantes da PM. Para o estudante do último ano de enfermagem, Célio de Almeida Júnior, 29 anos, “a ficha ainda não caiu”. “Não esperava ser chamado”, disse Célio, aprovado no concurso realizado em 2007.

O guarda municipal Anderson da Silva Souza, 33 anos, foi um dos chamados pelo edital e afirma que optou pela Polícia Militar, entre outros motivos, pelo salário e oportunidade de carreira. “Pretendo fazer curso para oficial”, diz Anderson, que espera poder contribuir com a experiência adquirida na função exercida no município para atuar na polícia comunitária. “Vou batalhar pra isso”, finaliza.

O plano de carreira e a estabilidade também foi o que motivou Alexandro Camilo de Paula, 30 anos, a prestar o concurso e deixar o trabalho em uma fábrica de fertilizantes na Capital. “Foi com a ajuda do governador que a fábrica veio pra cá”, diz Alexandro, satisfeito com o atual emprego, mas motivado a ingressar na PM e contribuir para a segurança da população.

O Estado ampliou o número de vagas do concurso realizado em 2007. A previsão inicial era da abertura de mil vagas, mas com a última convocação será integralizado ao efetivo da segurança pública o total de 1.606 policias. Os candidatos foram chamados aos poucos. Na primeira e segunda etapas foram convocados 1.152 policiais. Em maio deste ano foram requisitados mais 300 que iniciaram o curso de formação em 1º de julho.

Convocação

          O edital 183, publicado na quinta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (clique aqui.pdf), relaciona os candidatos por ordem de classificação e município para o qual foi feita opção no ato de inscrição do concurso. Para este grupo a matrícula será na terça-feira, 3 de agosto, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro de Formação de Aperfeiçoamento Policial, localizado na rua Marina Luiza Splenger, 240 – Conjunto Ana Maria Couto II.

 

          O segundo edital publicado na mesma data traz a relação de candidatos por pontuação para efetuarem a matrícula e escolha de uma das vagas abertas com a ampliação do concurso, diferente da opção feita na ficha de inscrição da prova. As 88 vagas abertas estão distribuídas nos municípios de Corumbá (15), Dourados (23), Jardim (12), Paranaíba (23) e Três Lagoas (15). A matrícula acontece na quarta-feira (4), no mesmo local e horário.

 

O candidato aprovado e convocado que não se apresentar para efetuar a matrícula na data determinada, não comprovar os requisitos exigidos para ingresso do cargo e não apresentar a documentação comprobatória exigida será considerado desistente e excluído do concurso público, assim como os que não quiserem assumir vaga em município diferente de sua opção.