Veículos de Comunicação

Polícia

Sejusp recebe 50 bafômetros e 30 armas não-letais

Na semana passada a Sejusp recebeu outros 25 bafômetros do Ministério da Justiça

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) recebeu nesta segunda-feira (3) mais 50 etilômetros (bafômetros) e 30 armas não-letais, que são pistolas de ondas T. Em relação à entrega dos novos bafômetros, a Sejusp informou que está fazendo o levantamento para saber quais as necessidades dos municípios, mas que quer priorizar o interior do Estado. Já as pistolas não-letais serão destinadas à Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe). Na semana passada a Sejusp recebeu outros 25 bafômetros do Ministério da Justiça.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o objetivo é equipar todas as unidades da Polícia Militar nos municípios de Mato Grosso do Sul. “Queremos dar total cumprimento à Lei Seca. A fiscalização será intensificada”, afirma.

Bafômetros

A Lei Seca entrou em vigor em junho de 2008. Os bafômetros são equipamentos que aferem a quantidade de álcool por ar expelido.

Armas não-letais

Os equipamentos não-letais comprados pelo governo federal são pistolas de ondas T, chamadas de taser. As pistolas agem diretamente sobre o sistema nervoso central, paralisando a pessoa por alguns segundos, até que o policial consiga imobilizá-la. O equipamento dispara dardos com alcance de até 10,6 metros e armazena na memória a data e o horário dos últimos 585 disparos, o que facilita a auditoria em caso de uso incorreto.

Em dezembro de 2008, o governador André Puccinelli esteve em Brasília para assinar a adesão de Mato Grosso do Sul ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e foi informado de que o Estado receberia 156 bafômetros por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

De acordo com informações do Ministério da Justiça estão sendo investidos R$ 139,5 milhões para aquisição de equipamentos de segurança pública que estão sendo distribuídos à Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais de todo o país. Serão entregues 10 mil etilômetros (bafômetros), 4 mil armas não-letais e 12 helicópteros.

Quanto às pistolas não-letais estão sendo investidos R$ 13 milhões na aquisição dos equipamentos. Três mil delas serão repassadas para a Força Nacional de Segurança Publica e outras mil unidades aos 19 estados que fazem parte do Pronasci.