Veículos de Comunicação

Polícia

Senador compensação por remoção de presos

Valter Pereira (PMDB) defende medidas compensatórias pela transferências de presos para Campo Grande

  O senador Valter Pereira (PMDB) disse que a promessa de remoção dos presos transferidos do Rio de Janeiro para Campo Grande precisa ser acompanhada de medidas compensatórias porque o presídio já conta com massa carcerária permanente que causa riscos à população.  “É preciso que o ministério invista nas periferias das cidades onde estão localizados os presídios de segurança máxima.”, ressaltou o senador. 

        Na opinião do parlamentar, é preciso atenção para os bairros para onde se deslocam os familiares e parentes dos detentos, aumentando o clima de insegurança. Durante reunião na sede do Departamento Penitenciário com o Dr. Wilson Damázio, diretor do sistema penitenciário federal, e o Dr. Pedro Abramovay, secretário-geral do Ministério, e da qual participaram membros da bancada federal e o prefeito Nelsinho Trad, o senador disse que a reclamação pela transferência de dez presos do Rio de Janeiro para Campo Grande é o reflexo do sentimento de irresignação da sociedade.

    “Tínhamos que ter resistido antes da construção da penitenciária, assim como resistimos para impedir a construção de usinas no Pantanal. Agora o que nos resta é lutar por políticas compensatórias.”- disse Valter. 

      O parlamentar observou que, ao longo do seu mandato, vem defendendo a adoção de uma política de fronteiras capaz de coibir o ingresso de drogas e armas pelas fronteiras do Estado.  Valter relatou que já visitou presídios nos municípios de Corumbá e Ponta Porã, onde estão presos, em sua maioria, delinqüentes na faixa etária de 18 a 23 anos, presos por tráfico de drogas, o que se configura como crime federal.