Veículos de Comunicação

Eleições 2022

A 29 dias das eleições, campanha segue tímida nas ruas da cidade

Campanha eleitoral perde força nas ruas de Três Lagoas e ganha mais espaço nas redes sociais

Eleitorado  > Três Lagoas  tem 88 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano - Arquivo/JP
Eleitorado > Três Lagoas tem 88 mil eleitores aptos a votar nas eleições deste ano - Arquivo/JP

Daqui a 29 dias, no dia 2 de outubro, eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

No total, são 156.454.011 de eleitores brasileiros distribuídos entre 5.570 cidades do país, incluindo o Distrito Federal e Fernando de Noronha, e 181 localidades no exterior.  Em Mato Grosso do Sul, são 1.996.507 eleitores. Em Três Lagoas, 88.165 pessoas que estão em dia com a Justiça Eleitoral e podem votar nas eleições deste ano.

Apesar de faltar menos de um mês para o pleito eleitoral, em Três Lagoas, o cenário político é muito tranquilo. Apesar do município ter 29 candidatos com domicilio eleitoral na cidade, nas ruas não se vê cabos eleitorais, nem bandeiras e demais materiais de propaganda eleitoral.

Nesta semana, Três Lagoas registrou o primeiro comício com a presença de candidato ao governo e ao Senado. Fora isso, a campanha eleitoral na cidade tem sido muito tímida. Nas ruas, muitos eleitores dizem ainda desconhecer quem são os candidatos ao governo, deputado, e ao Senado.  Uma maneira do eleitor saber quem são os candidatos é acompanhar o horário eleitoral gratuito e obrigatório transmitido no rádio e na televisão, que começou dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro. As redes sociais também se tornaram uma grande ferramenta de divulgação dos candidatos.

Até agora, a campanha eleitoral segue mais acirrada para a disputa da Presidência da República, principalmente nas redes sociais. Em relação a essa disputa, os eleitores respondem mais facilmente quem são os candidatos e, em quem pretendem votar. 

Em Campo Grande, o cenário também é de pouca movimentação de cabos eleitorais nas ruas. A campanha tem sido mais de visita porta a porta por parte dos candidatos e através das redes sociais. 

No Estado, oito candidatos disputam o governo de Mato Grosso do Sul. Até agora, a campanha para governador do Estado já custou mais de R$ 20 milhões, segundo a prestação de contas disponível no DivulgaCand do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS). 
Doze candidatos disputam à Presidência da República.