Veículos de Comunicação

3

André anuncia interesse de chineses por investir em Corumbá

O governador considera importante a expansão do mercado

Durante visita a Corumbá para o lançamento do 7º Festival América do Sul, o governador André Puccinelli anunciou a possibilidade de Mato Grosso do Sul atrair investidores chineses da área de mineração. A partir do interesse de compradores de minério de ferro, o governo quer fomentar a implantação de indústrias de transformação, que agreguem valor à produção local.

O anúncio foi feito por André ao prefeito, Ruiter Cunha de Oliveira, e ao vice-prefeito, Ricardo Eboli, no evento que marcou o lançamento do FAS, no Centro de Convenções Pantanal. “Quero lhe dar uma boa notícia, prefeito. Uma missão chinesa aqui virá, para discutir a ampliação da compra de minério. Mas aqui em nosso estado condicionamos que não queremos somente vender matéria-prima. Queremos que na nossa terra aos pés do Maciço de Urucum, possamos ter a transformação desse minério”, afirmou o governador.

O governador considera importante a expansão do mercado, mas avalia que, mais do que aumentar a venda do minério in natura, que atualmente já é comercializado para a China, é preciso atrair empreendimentos de produtos acabados, para agregar valor aos produtos.

 

Citando como exemplo a implantação da siderúrgica que está sendo instalada em Três Lagoas pelos grupos Votorantin e Grendene, Puccinelli prometeu empenho para ter também em Corumbá uma unidade industrial de grande porte. “Em breve, queremos ter, não só a Sitrel, que em três anos e meio estará produzindo um milhão de toneladas de aço. Vamos trabalhar para que tenhamos agregação de valor aqui, para que a extração do minério não seja só para exportá-lo”.