Veículos de Comunicação

3

André ressalta importância do Codesul no desenvolvimento

Segundo o governador, a união das malhas ferroviárias foi pensada há muitos anos

Ao chegar para a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o governador André Puccinelli falou sobre a importância da reunião para a celebração de uma integração ainda maior entre os estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná com os componentes da Zona de Integração do Centro-Oeste e da América do Sul (Zicosul), sendo cinco regiões do Chile, nove da Argentina, oito da Bolívia e o Paraguai todo.  “São intercâmbios que queremos fazer nas relações bilaterais  sejam relações comerciais, ou nas áreas de educação, cultura e sanidade animal e vegetal”, afirma.

Puccinelli destacou a moção para ampliar a Ferroeste para Ferrosul, integrando a malha ferroviária dos Estados do Sul.  A empresa teria gestão compartilhada entre os quatro estados. “Temos duas ferrovias inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ferrovia que nós demos início foi a que liga a maior área de produção do Estado, Maracaju, passando por Dourados, indo a Mundo Novo, entrando no Paraná por Guaíra e unido-se em Cascavel com a malha da Ferroeste já existente, que inclusive tem  a concessão da malha ferroviária que se estenderia até Campo Grande”, explica.

Segundo o governador, a união das malhas ferroviárias foi pensada há muitos anos e agora pela atuação efetiva dos quatro governos, em especial de Mato Grosso do Sul, o projeto será concretizado. “A solicitação é para que se una essa ferrovia com o sudoeste de Santa Catarina, passando pelo Paraná e adentrando-se ao Rio Grande do Sul”, conclui.

Um dos principais motivos para isso, conforme Puccinelli, é a alta produção de grãos dos quatro estados, que juntos produzem entre 50 e 60 milhões de toneladas de grãos. “Essa é uma outra proposição, do governador do Paraná, Roberto Requião, que diz respeito a essa parte de produção dos estados”, conta.

 De acordo com o governador, a intenção é capitalizar o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com o valor de R$ 1 bilhão. “Haveria um incremento de produção dos quatro estados para 75  milhões de toneladas de grãos em 2010”, ressalta.