Veículos de Comunicação

Mudança

Antiga estação ferroviária será sede da Cultura

Mudança deverá ocorrer após reforma, anunciada nesta semana; prédio atual do departamento também será revitalizado

O prédio antigo da Prefeitura de Três Lagoas, no cruzamento das avenidas Rosário Congro e Antônio Trajano, no centro, será reformado. Atualmente, apenas o Departamento de Cultura funciona no local.

O imóvel está bastante deteriorado, paredes rachadas e o forro desabando.  Desde 2015, parte do prédio foi desocupado. O Departamento de Tributação que funcionava no local foi transferido para um imóvel alugado na avenida Rosário Congro, esquina com rua Oscar Guimarães. 

O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) informou, nesta semana, que o prédio da antiga estação ferroviária, também será reformado e que, após as obras, o Departamento de Cultura será transferido para o local.

A administração municipal chegou a cogitar a mudança do Departamento de Trânsito e do Procon para o prédio da antiga estação, mas desistiu da ideia. O Procon, por exemplo, tem sua sede própria, embora funcione em um prédio do governo do Estado. Em 2015, na administração da ex-prefeita Márcia Moura (MDB), a prefeitura comprou um imóvel por R$ 953 mil, no bairro Colinos, para ser sede própria do órgão, mas até hoje a casa não foi adaptada para abrigar o órgão. Guerreiro disse que a reforma do imóvel será realizada.

Também em 2015, a administração anunciou a reforma do prédio da antiga prefeitura, que não ocorreu. Na época foi anunciada ainda a construção de um prédio de duas torres, em anexo ao local. 

O prédio antigo da prefeitura, construído há mais de 60 anos pelo então prefeito Rosário Congro, é tombado como patrimônio histórico do município, considerando-se o aspecto arquitetônico e o tempo da sua construção. 

ESTAÇÃO
Nesta semana, equipes da prefeitura limparam o prédio da antiga estação, que tem sido ocupado por moradores de rua e usuários de droga. Devido ao mau cheiro, a administração municipal resolveu lavar o local.

Até que a reforma seja feita, Guerreiro disse que o local receberá limpeza para evitar odor. A reforma do prédio da antiga estação depende de dotação orçamentária, segundo o prefeito. Ele antecipou que a intenção é viabilizar recursos para reformar o espaço que pertencia à ferrovia no centro. A locomotiva “Maria Fumaça”, inclusive, será restaurada e ficará em um dos barracões que pertenciam à extinta Rede Ferroviária Federal.