Veículos de Comunicação

3

Brasil é penúltimo na América do Sul em participação da mulher na política

Na mesma pesquisa a Argentina lidera o levantamento, com 40% de mulheres parlamentares

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) o Brasil é o penúltimo colocado no ranking que mede a participação feminina nas câmaras federais entre os países da América do Sul.


Na mesma pesquisa a Argentina lidera o levantamento, com 40% de mulheres parlamentares. E na lanterna, a Colômbia, com 8,4% de assentos ocupados por mulheres. O Brasil, como penúltimo, tem apenas 9% das cadeiras.


Os números foram divulgados pela ONU, que lançou no Rio de Janeiro um relatório sobre o Progresso das Mulheres no Mundo 2008/2009. No mundo, o país com maior representatividade da mulher na política é a Suécia, com 47%. Depois vem Cuba, com 43%, Finlândia, com 41%, e Dinamarca.


Inês Alberdi, diretora da ONU do Fundo para a Mulher (Unifem), comentou a posição brasileira em relação aos países sul-americanos. “Quanto à presença de mulheres nos parlamentos nacionais, o Brasil está muito atrás, tem um percentual muito baixo. Por outro lado, é líder nas iniciativas de combater as desigualdades e a violência”, disse Inês.