Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Campanha '10 Medidas contra a Corrupção' chega a Três Lagoas

Mais de três mil pessoas aderiram ao movimento contra a corrupção na cidade

A Campanha “10 Medidas contra a Corrupção” do Ministério Público Federal (MPF) chegou a Três Lagoas. Na cidade, o movimento também é encabeçado  pela Unimed.De acordo com o médico Ary de Queiroz Arão, um dos responsáveis pela ação no município, a estimativa é que até o momento tenham sido recolhidas mais de três mil assinaturas.O objetivo do MPF é colher 1.500 milhão de assinaturas para encaminhamento de 20 anteprojetos de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional para prevenção e combate à corrupção.  

Depois de uma ação na Praça Senador Ramez Tebet, onde foram coletadas 400 assinaturas, o movimento parte agora para as faculdades, escolas e unidades ligadas à educação e indústria do munícipio.

CAMPANHA

As propostas do MPF são resultado da Portaria PGR/MPF nº 50, de 21 de janeiro de 2015, assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O documento permitiu a criação de comissões de trabalho compostas por integrantes da instituição, com o objetivo de encaminhar sugestões de mudança legislativa para implementar medidas de combate à corrupção. O trabalho teve início com os estudos desenvolvidos pela força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato na primeira instância.

Após o lançamento das medidas em 20 de março de 2015, os cidadãos foram convidados a conhecer e avaliar as propostas de alterações legislativas para enviar sugestões. Depois de mais estudos e reformulações pontuais, os anteprojetos de lei foram entregues pelo MPF ao Congresso Nacional em 1º de junho. Agora, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso para que promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado