Veículos de Comunicação

Política Em Destaque

Candidatos buscam apoio dos eleitores que não votaram no primeiro turno

De acordo com pesquisa do Ipec, Riedel e Contar estão empatados com 50% das intenções de voto

Colunista, Adilson Trindade - Arquivo/CBN CG
Colunista, Adilson Trindade - Arquivo/CBN CG

A campanha eleitoral entra na reta final com disputa equilibrada entre Eduardo Riedel, do PSDB, e o Capitão Contar , do PRTB. A última pesquisa do Ipec, ex-Ibope, divulgada na semana passada, apontou empate técnico entre os dois candidatos. Cada um com 50% das intenções de voto.

E para esta última semana de campanha, os candidatos adotaram a mesma estratégia para conquistar votos de última hora. Os políticos estão atrás dos eleitores que não foram votar no primeiro turno. Mais de 440 mil eleitores se abstiveram da votação. Esse número representa 22,10% do total de 1.996.510 eleitores aptos a votarem.

Além disso, os candidatos querem convencer os 53.082 eleitores que votaram em branco, são 3,42% dos eleitores. De acordo com o colunista da CBN Campo Grande, Adilson Trindade, eles também estão atrás dos 62.130 (3,94%) que anularam os votos.

Com a disputa empatada, de acordo com Ipec, esses eleitores serão decisivos para a eleição do futuro governador de Mato Grosso do Sul.

"Riedel acredita no discurso da nova política, de um novo modelo de gestão. Ele acha que no segundo turno os eleitores têm mais acesso às propostas dos candidatos, porque são apenas dois, enquanto no primeiro turno eram oito candidatos na disputa para o governo do Estado. E Riedel está contando ainda com apoio dos eleitores da esquerda, dos lulistas, que não votam em Contar de jeito nenhum. Já a esperança do Capitão Contar é com o voto dos eleitores bolsonaristas. Por isso, ele colou a sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro para mostrar que é o candidato do presidente. Só que na prática, o presidente se declarou neutro em Mato Grosso do Sul, pois tanto Contar quanto Riedel são aliados do presidente", comentou Adilson. 

Confira a coluna Política em Destaque na íntegra: