Veículos de Comunicação

3

Cidadãos lastimam o trabalho considerado ruim e péssimo dos vereadores de Três Lagoas

Pesquisa do Ipems aponta que 65,33% dos entrevistados desaprovam a atuação dos vereadores

Pessoas ouvidas pelo JP consideraram lastimável o resultado da pesquisa encomendada pelo Grupo RCN de Comunicação, realizada pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), que apontou o descontentamento de 52% dos entrevistados que consideram o trabalho dos vereadores de Três Lagoas ruim e péssimo. E,  quando,13,33% dos entrevistados avaliaram como regular, mas desaprovam a atuação de vereadores, enquanto que 26,33% consideram a atuação como regular e a aprovam. Apenas 1% dos entrevistados considera como ótima a atuação da Câmara Municipal, enquanto que 7,33%, boa.

A soma destes índices, ruim e péssimo, representa 65,33% de desaprovação dos vereadores perante a opinião pública. A pesquisa, encomendada pelo Jornal do Povo, foi realizada entre os dias 21 e 23 de maio deste ano, quando ouviu 300 pessoas. O levantamento do IPEMS foi registrado no Conselho Regional de Estatística – 3ª Região, com sede em Campo Grande. A margem de erro de erro é de 5,66%, enquanto o intervalo de confiança estimado é de 95%.

O Jornal do Povo ouviu a opinião de alguns três-lagoenses sobre os dados apontados pela pesquisa. “Olha, trabalhar uma vez por semana e ganhar uma nota preta, é no mínimo explorar o povo e não fazer jus ao salário. O Poder Legislativo é muito caro para nós. Fui vereador em dois mandatos e não ganhava nada e fizemos muito por Três Lagoas”, disse o ex-vereador e ex-prefeito de Brasilândia, Marques Neto.

Na opinião de Rômulo Wendell, pelo número de vereadores, deveria haver mais ações. O investigador de polícia aposentado, Orlando Izidio, disse que é péssima a atuação dos vereadores de Três Lagoas. Para o agente de ações socioeducativas, Marcelo Tabone, o trabalho da Câmara Municipal ainda tem muito para melhorar. “Têm que ter mais projetos de Lei, mais transparência, procurar meios para aplicar as sobras do duodécimo, pois o número de vereadores aumentou, consequentemente as ações deveriam aumentar também”, declarou.

O auxiliar administrativo, Rodrigo Araújo, concorda com as informações da pesquisa. “Não são todos os vereadores que trabalham, a maioria nem ouço falar o nome. Para mim, bom, só uns três ou quatro vereadores, os outros 13, são inúteis”, declarou. O aposentado Hélio Ferreira, também não aprova a atuação dos vereadores. “Como já participei dos serviços da Câmara, acho que, atualmente os vereadores estão omissos e só pensam na grana e na reeleição. Para votar em qualquer projeto, querem sempre receber algo em troca. Votei em um vereador pensando que seria bom para nossa Três Lagoas, mas é ‘Maria vai com as outras, opinou. O comerciário Anoel Moreira considera o trabalho dos vereadores péssimo.  “É péssimo, pois nossos vereadores só sabem viajar, torram nosso dinheiro em cursos que vão trazer bons frutos só para eles mesmos. Eles precisam cobrar mais, fazer mais. Para fazer o que fazem, é melhor cortar pela metade o número de vereadores da Câmara”, declarou.