Veículos de Comunicação

Eleições 2022

Com 25 candidatos, Três Lagoas pode continuar sem representante

Três Lagoas tem recorde de candidatos da cidade disputando o pleito de 2022; maioria tenta vaga na Assembleia

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Três Lagoas tem 88.165 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano - Arquivo/JPNews
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Três Lagoas tem 88.165 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano - Arquivo/JPNews

Nas eleições deste ano, 25 candidatos de Três Lagoas participam do pleito eleitoral. Desse total, 16 disputam o cargo de deputado estadual e 9 de federal. Historicamente, a cidade nunca teve tantos candidatos participando de uma eleição para concorrer vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Alguns disputam as eleições pela primeira vez e outros já concorreram em pleitos anteriores. Da relação, quatro são vereadores e oito ex-vereadores.

Com 125 mil habitantes e 88.165 eleitores, Três Lagoas é a terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul e uma das mais importantes economicamente no Estado. A cidade é uma das mais industrializadas e lidera o ranking de exportações em Mato Grosso do Sul por ter as três maiores fábricas de celulose do país em operação no município. Tanto que a cidade recebeu o título de Capital Nacional da Celulose. Em 2019, o município ocupou o 8º lugar entre os 30 municípios do Centro-Oeste com maiores PIBs (Produto Interno Bruto). 

Apesar de todo potencial e de sua importância econômica, Três Lagoas, atualmente, não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Com a licença do deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) para ocupar o cargo de secretário de Governo, Três Lagoas perdeu o seu único representante na Assembleia Legislativa. 

No passado, a cidade chegou a ter três deputados estaduais. Antes de Ângelo Guerreiro (PSDB) ser prefeito de Três Lagoas, em 2016, o município tinha dois representantes da Assembleia. No Senado, Três Lagoas é representado por Simone Tebet (MDB), que nas eleições deste ano disputa à presidência da República.

Apesar das constantes reclamações de lideranças políticas e da classe empresarial de Três Lagoas, de que é preciso aumentar a representatividade política da cidade, o número elevado de candidaturas inviabilizará a eleição dos três-lagoenses. 

Dados

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Três Lagoas tem 88.165 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Em Três Lagoas, serão necessários, 1.260 mesários, que vão atuar nas 141 seções da cidade e nas 22 seções de Selvíria.