Veículos de Comunicação

3

Com chapa única encabeçada por Paulo Siufi, Câmara da Capital pode ter eleições neste mês

Paulo Siufi é candidato à reeleição e deve encabeçar chapa única na Casa para o biênio 2011-2012

O presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB) confirmou hoje ao Midiamax que vai antecipar as eleições da Mesa Diretora. “Vamos conversar neste fim de semana. Pode ser que marquemos para este mês de fevereiro”, mencionou. Regimentalmente, ele poderia convocar as eleições até 31 de dezembro de 2010.

Paulo Siufi é candidato à reeleição e deve encabeçar chapa única na Casa para o biênio 2011-2012. O atual presidente tem a seu favor um documento de apoio assinado por 17 vereadores, o que praticamente sepulta a chance de uma chapa concorrente. A Casa tem 21 parlamentares.

Conforme Siufi, antecipando o pleito interno, a Câmara evitaria contaminações com as eleições de 3 de outubro. O argumento tem o apoio de seus colegas na Mesa Diretora.

Primeiro-secretário, o vereador João Rocha (PSDB) avalia que a Câmara deve aproveitar o “momento de calmaria” para realizar as eleições internas.

“Concordo que as eleições devem ser realizadas antes de outubro. Assim não se corre o risco de misturar as coisas”, afirma o tucano.

Rocha avalia ainda que se marcadas para depois de outubro, as eleições da Mesa podem ser afetadas por possíveis rusgas eleitorais.

O parlamentar está entre os 17 que aderiram à reeleição de Siufi, mas não sabe se comporá a chapa única. “Isso depende de conversas. Mas, o meu PSDB por ser a segunda maior bancada da Casa, com certeza, deverá estar inserido na Mesa Diretora”, salienta.

Quem também revela ter assinado o documento de adesão a Siufi é o pedetista Loester Nunes. “Estou apoiando. A data [das eleições] pode ser a que ele quiser”, resume.

Em janeiro de 2009, Siufi conquistou a presidência após disputar com a chapa encabeçada pelo vereador Cristóvão Silveira (PSDB). Porém, desta vez, o tucano não vai se envolver em disputas e, inclusive, aderiu à lista pró-Siufi. “Concordo com a reeleição dele. Já que o regimento assim o permite que se faça”, analisa.

No ano passado, quando da votação do projeto de reforma da Lei Orgânica Municipal, os vereadores se deram o direito de reeleição da Mesa Diretora, conforme previsto na Constituição Estadual. A duração dos mandatos dos dirigentes da Mesa é de dois anos.

Sem concorrentes, a reeleição de Siufi está praticamente assegurada. Só falta definir a data e compor a chapa. “Agora que nós já sabemos quais vereadores devem concorrer nas próximas eleições, e o clima está tranqüilo, vamos fazer reuniões para tratar do assunto”, explicou o presidente da Câmara que não será candidato a nenhum cargo eletivo em 2010.

Pelo menos sete parlamentares devem disputar as próximas eleições. Os petistas Thais Helena e Cabo Almi devem tentar vaga na Assembleia. Os dois vereadores do PP Alcides Bernal e Lídio Nogueira também devem tentar ascender à Casa de Leis estadual. Além deles, Marcelo Bluma (PV) e o tucano Silveira são possíveis candidatos a deputado estadual. Já Paulo Pedra (PDT) é o único deve concorrer a deputado federal.
Definidos os vereadores-candidatos, a chapa deverá ser composta com nomes que não tenham pretensões eleitorais em 2010.