Veículos de Comunicação

Eleições 2018

Começa a temporada de caça aos votos

Começa oficialmente nesta quinta-feira a propaganda eleitoral

A partir desta quinta-feira (16) começa oficialmente a propaganda eleitoral. Os partidos e as coligações só poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, das 8h às 22 horas.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, foram registradas 514 candidaturas. O prazo para o registro encerrou às 19h de ontem. Ainda terá o prazo de dois dias para os aprovados nas convenções que não tiveram inscrições submetidas à Justiça Eleitoral, garantirem sua presença no pleito. Do total de candidaturas registradas no Estado, 16 são de três-lagoenses que concorrem vagas de deputado estadual e federal.

HORÁRIO

O horário para o uso de aparelhagem de sonorização fixa é mais flexível das 8h à meia-noite, podendo ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover  caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas para  divulgar jingles e mensagens de candidatos.

Pela legislação, as regras são rígidas e claras – exigem menos barulho e obediência a horários e normas. A propaganda eleitoral na internet é permitida desde que não seja paga. Os diretórios partidários deverão instalar nas sedes serviços telefônicos para atender aos eleitores.

Um dia antes, em 5 de outubro, será permitida a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet, do jornal impresso, de até dez anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide.