Veículos de Comunicação

3

Deputado vai enviar documento ao Senado sobre fuso horário

A manifestação é em relação ao projeto de um senador que pretende acabar com as diferenças de horários

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) vai encaminhar ao Senado Federal documento informando aos parlamentares a posição contrária da maioria dos deputados de Mato Grosso do Sul sobre a mudança do fuso horário do Estado. A manifestação é em relação ao projeto apresentado pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que pretende acabar com as diferenças de horários em decorrência dos fusos no Brasil.

Segundo Paulo Duarte, é inaceitável uma mudança dessa magnitude sem consultar a população dos estados e principalmente antes de ser avaliado os riscos da mudança à saúde da população. “É preciso fazer estudos sobre os impactos e fazer com que a discussão sobre o assunto seja mais técnica, com informações científicas, ouvindo médicos, geógrafos, meteorologistas, entre outros, não de forma imposta, de cima para baixo”, disse.

“É uma atitude autoritária do senador Arthur Virgílio, um senador do estado do Amazonas, querer alterar a rotina de vida de pessoas de vários estados com justificativas esdrúxulas. Seria interessante que o nobre senador, nesses dias de inverno, despertasse às 5h da manhã para observar a absoluta escuridão em que seriam submetidos trabalhadores, estudantes, donas de casa, caso a medida seja aprovada. Ele deve discutir a mudança apenas em seu estado”, criticou Duarte.

O projeto determina que todos os estados sigam o horário de Brasília, que está a três horas de atraso em relação à hora de Greenwich (o padrão mundial). O senador tucano alega que as variações de horário hoje em vigor causam muitos transtornos. O projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, nesta terça-feira (16/06) e vai passar ainda pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.