Veículos de Comunicação

3

Deputados especulam chapas às eleições 2010

Em uma sessão plenária sem votações de propostas expressivas, os deputados estaduais da base aliada ao governo estadual se dedicaram a elaborar uma lista com os nomes de prováveis candidatos às vagas de deputado estadual e federal nas eleições de 2010. O rascunho leva em conta o cenário no qual seja possível coligação nas eleições proporcionais. Os partidos citados são PMDB, PSDB, DEM, PDT e PR.
A iniciativa de elaborar a lista ali mesmo em plenário partiu do deputado Rinaldo Modesto (PSDB), mas houve a participação de outros parlamentares, como Márcio Fernandes (PSDB), Antônio Carlos Arroyo (PR), Paulo Corrêa (PR), Reinaldo Azambuja (PSDB), entre outros que estiveram presentes na sessão.
A lista aponta como candidatos a deputado estadual pelo PMDB em 2010, os deputados Diogo Tita, Jerson Domingos, Youssif Domingos, Marquinhos Trad, Carlos Marun e Júnior Mochi. São citados também os vereadores por Campo Grande Magali Picarelli e Paulo Siufi, além do vice-prefeito Edil Albuquerque e do marido da prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, Eduardo Rocha.

TUCANOS

O rascunho sugere uma coligação entre PSDB e PR e DEM. Os tucanos estariam representados pelos nomes dos seguintes deputados Rinaldo Modesto, Dione Hashioka e Márcio Fernandes. Outros tucanos citados são Márcio Monteiro, secretário adjunto de Produção e Turismo, João Carlos Krug, ex-prefeito de Chapadão do Sul, Zé Corrêa, Eraldo Leite, ex-prefeito de Jateí e ex-presidente da Assomasul, Pedro Arlei Caravina (PSDB), candidato derrotado à prefeitura de Bataguassu.
Pelo PR, aparece compondo a virtual coligação, o deputado Antônio Carlos Arroyo. Já o DEM disputaria a eleição com o atual deputado Zé Teixeira, aparece também uma pessoa chamada citada apenas como Athayde, o vereador por Campo Grande, Airton Saraiva, o vereador por Dourados Sidley Alves e Luiz Akira, ex-prefeito de Três Lagoas, filho do deputado estadual Akira Otsubo.
Pelo PDT, são citados Ary Rigo, Onevan de Matos e Coronel Ivan de Almeida.
Já para deputado federal, o rascunho traz os seguintes nomes Reinaldo Azambuja (PSDB), deputado estadual, Tereza Cristina (PSDB), secretária de Produção e Turismo, Cristóvão Silveira (PSDB). Pelo mesmo partido, aparece uma pessoa chamada de Jorginho do Gás, supõe-se que se trate do vereador de Três Lagoas, conhecido pelo mesmo nome.
Também na relação de possíveis candidatos a deputado federal figuram Fábio Trad, presidente da OAB-MS e Maurício Picarelli, hoje deputado estadual.
O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) contestou o rascunho quando viu nas mãos dos repórteres. Ele riscou o nome de seu irmão, Fábio Trad e reclamou. “A vaga é do Nelson Trad”, disse, referindo-se ao pai, atual deputado federal e que, por enquanto, não admitiu publicamente, seu recuo em disputar a reeleição.
Porém, Fábio já comunicou à diretoria da OAB, que não concorrerá à reeleição. Advogados viram a atitude como uma confirmação de que estará no páreo por cargo eletivo em 2010. (Informações do site Midiamax News)