Veículos de Comunicação

Câmara De Três Lagoas

Eleição renova 70% dos vereadores de Três Lagoas e Guerreiro terá maioria

Dos 17 parlamentares, apenas sete foram reeleitos; PSDB terá maior bancada no Legislativo e Guerreiro governará com tranquilidade

A Câmara de Três Lagoas terá renovação de 70% dos vereadores para a próxima legislatura. Dos 17 atuais, apenas sete conseguiram se manter no cargo nas eleições de domingo passado (2). Dois disputaram como candidatos a prefeito e um não concorreu por problemas de saúde.

A maioria dos vereadores deverá compor a base de sustentação política do prefeito eleito Ângelo Guerreiro (PSDB). A coligação de partidos que apoiou o novo prefeito elegeu 13 vereadores. Apenas três foram eleitos pela coligação do então candidato a prefeito, Jorge Martinho (PSD), e um foi eleito pelo PMDB. A coligação do ex-candidato a prefeito Idevaldo Claudino (PTB) não elegeu nenhum parlamentar.

Com isso, Guerreiro deve ter facilidade para administrar, com a maioria da Casa. Dois dos que apoiaram Jorge, já adiantaram que não pretendem fazer oposição ao novo governo, mas manter uma postura de votar no que for bom para a cidade e dar crédito ao novo prefeito. Apenas um – Renée Venâncio (PSD) – fará oposição.

ENTRA E SAI

Os reeleitos são: Sirlene “da Saúde” dos Santos Pereira (PSDB), Jorge Aparecido de Queiroz, o Jorginho do Gás (PSDB), Gilmar Garcia Tosta (PSB), Marisa Rocha (PSB), Marcus Bazé (DEM), Antônio “Tonhão” Teixeira Empek Junior (PMDB) e Ivanildo Teixeira de Faria (PSB), o pastor Ivanildo.

Os estreantes da Câmara são: Renée Venâncio, Wellington Ricardo de Jesus , “Cascão”(PDT), André Luiz Bittencourt (PSDB), Wagner Tenório da Silva, “Silverado” (PSDB), Flodoaldo Moreno (SD), Adriano Cezar Rodrigues, Sargento Rodrigues” (PSC), Isabel Cristina Ferreira (SD) e Davis Martinelli Leal dos Santos (PROS). Antônio Rialino Medeiros de Araújo (PTdoB) e Luiz Akira (PSDB) já atuaram no Legislativo anteriormente e conseguiram retornar à Câmara. 

Seis dos atuais vereadores não conseguiram a reeleição: Gilmar Leite (PSB), Roberto Silva Araújo (PSD), Luciano Dutra (PMDB), Adão José Alves (PMDB), Welton Alves da Silva (PRB) e Kléber Carlos Carvalho (PPS).

REPRESENTATIVIDADE
Nas eleições deste ano, apenas um partido aumentou sua representatividade no Legislativo. Dois repetiram o número de cadeiras e um perdeu vagas em comparação às eleições de 2012. 

O PSDB, além de ter conquistado o governo, conseguiu eleger cinco vereadores e terá a maior bancada individual da Câmara. Na eleição anterior, o partido tinha conseguido preencher apenas uma vaga. No ano passado, a agremiação aumentou sua representatividade no Legislativo, de outra maneira, com a migração de duas vereadoras para o partido – Sirlene e Marisa Rocha.

A segunda maior bancada no Legislativo ficou com o PSB, que conseguiu manter as três cadeiras. O novato Solidariedade conseguiu eleger dois vereadores. Os demais partidos um cada. 

O PMDB é o partido com maior desgaste e enfraquecimento político nesta eleição. O partido que, há 20 anos administra Três Lagoas e sempre teve a maior bancada na Câmara, conseguiu eleger apenas um vereador. Na eleição de 2012 foram quatro.

O PT, que elegeu dois vereadores em 2012, agora não conseguiu nenhum. Em situação semelhante, PPS também  ficou sem representatividade na Câmara.