Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresa iniciará estudo de viabilidade do contorno rodoviário de TL

Ordem de serviço para o iníciaar estudo será assinada semana que vem

Na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) do Mato Grosso do Sul vai assinar a ordem de serviço autorizando a empresa a iniciar o estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental do contorno rodoviário de Três Lagoas, que irá desviar a BR-262 do perímetro urbano, ou seja, da avenida Ranulpho Marques Leal.

A empresa que irá realizar esse estudo foi contratada por R$ 417,2 mil e terá o prazo de 180 dias para concluir o levantamento. O Engenheiro do Dnit em Três Lagoas, Milton Rocha Marinho, no entanto, disse que o estudo deve ser concluído em 90 dias. A ordem de serviço será assinada na próxima segunda-feira, entretanto, a empresa está querendo iniciar os trabalhos apenas em janeiro, já que, em dezembro, muitos funcionários estão de férias coletivas. No entanto, Marinho disse que o Dnit vai insistir para que a empresa já inicie a mobilização e os primeiros levantamentos ainda neste mês de dezembro.

De acordo com o engenheiro do Dnit, esse estudo é necessário para definir como vai ser e por onde vai passar o novo traçado do contorno rodoviário de Três Lagoas, que vida desafogar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal. Embora o Dnit já tenha feito um levantamento que comprove a necessidade desse anel rodoviário, Marinho disse que o estudo de viabilidade técnico- econômica e ambiental se faz necessário para que o departamento possa executar essa obra. “Esse estudo conta com o apoio de vários profissionais em diversas áreas, que analisam uma séria de questões em relação à futura obra. Isso tudo precisa estar no papel, com dados, números para que a obra possa ser contratada”, informou.

OBRA

Após a conclusão desse estudo, o próximo passo, segundo Marinho, será o de contratar a empresa que vai elaborar o projeto executivo, com base nesse levantamento que foi realizado. Somente após esses procedimentos é que o Dnit vai licitar a obra e contratar a empresa para executar o contorno rodoviário. Marinho espera que até o final do ano que vem a obra possa ser iniciada.

Os primeiros estudos para a implantação do contorno rodoviário começaram em 2009, com estatísticas de acidente, e cálculo da projeção do acréscimo de veículos que iriam aumentar nas rodovias BR-262 e BR-158, em razão da construção e duplicação das fábricas de celulose, instaladas em Três Lagoas. Entretanto, no ano passado, devido a resistência dos empresários que possuem estabelecimentos comerciais na avenida Ranuplo Marques Leal, que eram contra o desvio da rodovia, acabou atrapalhando no andamento do projeto, que já era para ter sido iniciado. No entanto, após reuniões, os empresários entenderam que esse anel rodoviário não iria causar prejuízos para eles.

TRAÇADO

Embora a empresa ainda vá realizar o estudo viabilidade técnico- econômica e ambiental, o engenheiro do Dnit de Três Lagoas já realizou um levantamento prevendo que,  a construção de uma nova via de acesso, interligando a BR-262 até a BR-158, sem a necessidade dos veículos trafegarem pela avenida Clodoaldo Garcia, ou pela avenida Ranulpho Marques Leal.

No sentido, Campo Grande à Três Lagoas, a entrada dessa nova via de acesso seria nas proximidades do Papilon Eventos. O novo traçado, interligando até a BR-158, rodovia de acesso a Selvíria, terá nove quilômetros de extensão. “O motorista que vem pela BR- 262, com destino a Eldorado Brasil, por exemplo, não precisará dar essa volta pelo perímetro urbano, ele poderá seguir nessa via direto”, explicou Marinho.

A ideia do novo anel rodoviário é evitar que veículos pesados trafeguem pelas vias do perímetro urbano. Por exemplo, quem vem do Estado de São Paulo, pela Usina Hidrelétrica de Jupiá, também não teria a necessidade de passar pela avenida Ranulpho Marques Leal. “Esse contorno rodoviário é de fundamental importância, pois com a entrada em operação da fábrica de fertilizantes, bem como com a ampliação das fábricas de celulose, vai aumentar ainda mais o número de carretas e caminhões transitando pelas rodovias BRs-262 e 158, o que poderia criar um colapso no perímetro urbano da cidade. Já com este anel rodoviário, a intenção é desviar esse tráfego de veículos pesados para fora da cidade”, acrescentou.