Veículos de Comunicação

3

Exército e governo querem bom relacionamento em MS

A perspectiva diante do novo comando é de manter o mesmo bom relacionamento consolidado na gestão do general Rui Catão

O Comando Militar do Oeste tem novo comandante a partir de hoje (28). Em cerimônia militar com as presenças do governador André Puccinelli e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, o general Rui Alves Catão passou o comando ao general Renato Joaquim Ferrarezi.

Na despedida, Catão se emocionou por três vezes e destacou o relacionamento estabelecido com o governo do Estado como uma das importantes ações de sua gestão. “Lembro aqui os importantes laços afetivos que criamos, primeiro com o governador André Puccinelli”, citou, enumerando em seguida importantes parcerias com os poderes civis e com as demais instituições militares de Mato Grosso do Sul.

Para o governador, a perspectiva diante do novo comando é de manter o mesmo bom relacionamento consolidado na gestão do general Rui Catão. 

O ex-comandante esteve à frente do CMO por um ano e dois meses. Na referência elogiosa que recebeu do comandante do Exército, uma das menções destacou o relacionamento entre o Comando, o governo estadual e a Infraero nas discussões sobre a definição da área para implantação do 3º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx). Governo e Infraero participaram dessas discussões em função do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que também demanda ocupação de mais espaço na mesma região. Para o comando o Exército, os entendimentos foram bem conduzidos entre o CMO e as demais entidades.

De acordo com informações do Comando Militar do Oeste, a primeira edificação do 3º BAvEx foi entregue no dia 22 de abril, com o recebimento provisório do bloco de Alojamentos do Destacamento de Aviação do Exército. A instalação possui cerca de 500 m² de área construída e capacidade para alojar cerca de 90 militares. É o primeiro de três blocos de alojamentos previstos para o efetivo do BAvEx.

O Comando Militar do Oeste abrange uma área superior a um milhão de quilômetros quadrados, mantendo fronteiras com o Paraguai e Bolívia e englobando o Pantanal.

O CMO é constituído pela 9ª Região Militar, Grande Comando Administrativo situado em Campo Grande, e por três Grandes Unidades: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados/MS), 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cuiabá/MT) e 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá/MS).

Após a troca de comando, militares e convidados assistiram ao desfile da tropa, com representações das organizações subordinadas diretamente ao CMO. Paraquedistas encerram a cerimônia, com saltos e demonstrações de civismo nas cores dos equipamentos e na condução da bandeira do Brasil.