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Instituto recomenda que empresas façam doações só para "fichas limpas"

Entre as recomendações estão a cobrança de compromissos públicos do candidato apoiado

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social lançou nesta sexta-feira (23) um manual recomendando, entre outras questões, que as empresas façam doações apenas para candidatos com ficha limpa, definidos com base na lei aprovada neste ano. Fruto de mobilização de mais de 1,3 milhão de brasileiros, a Lei Ficha Limpa barra a candidatura de quem foi condenado por um colegiado (mais de um juiz) por crimes graves, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.

Paulo Itacarambi, vice-presidente da organização, quem tem mais de 1.400 empresas associadas, explica que edições anteriores do manual A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral já recomendavam que as companhias não fizessem doações a candidatos ou partidos com histórico de envolvimento em corrupção.

– Mas com a aprovação da lei, passamos a ter um instrumento real de identificação dos fichas sujas.

A publicação tem um resumo da legislação eleitoral do país e traz princípios para financiar uma campanha com transparência e responsabilidade. Entre as recomendações estão a cobrança de compromissos públicos do candidato apoiado e a definição, na empresa, de uma postura pública em relação ao financiamento.