Veículos de Comunicação

Contribuintes

IPTU 2022 não terá reajuste e prefeitura reduzirá mais impostos

Projeto que prevê a redução de impostos em Três Lagoas será encaminhado para a Câmara na semana que vem

Reunião realizada na última semana para apresentar projeto - Divulgação
Reunião realizada na última semana para apresentar projeto - Divulgação

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Três Lagoas para 2022 não terá reajuste. Nem mesmo a correção da inflação será aplicada. Além disso, outros impostos municipais terão redução e também haverá o parcelamento e reparcelamento de dividas. A iniciativa tem como objetivo mitigar os efeitos da Covid-19 na economia de Três Lagoas, beneficiando os contribuintes, pequenos empresários, comerciantes, prestadores de serviço e todos aqueles que possuem dívidas com o município.

Nesta semana o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) se reuniu com representantes de entidades da cidade, e com o presidente da Câmara, Cassiano Maia, para apresentar o projeto denominado Fortalece Três Lagoas. 

Guerreiro alegou dificuldade de arrecadação na receita do município devido ao grande número de inadimplentes. “Uma reunião muito produtiva em apoio a classe comercial de Três Lagoas, diminuindo algumas taxas tributárias para que eles possam se fortalecer após esses 20 meses de pandemia”, disse o prefeito. 

Já o presidente da Câmara, Cassiano Maia, destacou que o projeto vai contribuir para fortalecer a economia de Três Lagoas e dar suporte necessário para que a população e os empresários voltem a ter um “respiro financeiro”.

IMPOSTOS 

Entre os impostos que terão redução no exercício de 2022 estão: o Alvará da Vigilância Sanitária, com redução de 20%, cada.  Também está prevista redução de 5% para 3% do ISSQN para obras comerciais, e de 5% para 3% do ISSQN, incidente sobre a prestação de serviços de construção de unidades habitacionais do Programa Casa Verde Amarela. Além disso, vai haver isenção total do ITBI para aquisição de imóveis do Programa Casa Verde Amarela.

O projeto será encaminhado ao Legislativo na próxima semana e entrará em vigor em 2022. 

O presidente da Associação Comercial, Fernando Jurado, comemorou o projeto e destacou que haverá um ganho muito grande não apenas para redução de impostos, mas principalmente para acabar com as burocracias em relação ao prazo e valores da emissão de alvarás.

A reunião contou com representantes da Aliança de Entidades, formada pela Associação Comercial,  Associação dos Jovens Empresários (AJE), Associação de Bares e Restaurantes (ABRASEL),  Associação de Pesca Esportiva (APETL), Integra Costa Leste e Sindicato Rural de Três Lagoas.