Veículos de Comunicação

3

Lula afirma "sem modéstia" que espera ser um paradigma para o Brasil

Lula disse que conseguiu, entre outros feitos, recuperar a política de salário mínimo e criar o Bolsa Família

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que, sem modéstia, espera se tornar um "paradigma" para o Brasil. Lula desafiou seu sucessor a fazer mais do que ele realizou no país em oito anos de governo, uma vez que seus antecessores "nivelaram por baixo" a gestão pública brasileira.

"Nós encontramos o caminho. Aqui, sem nenhuma falsa modéstia, Deus queira que daqui para frente eu seja um paradigma para quem vier depois de mim. Quem governar esse país depois de mim não tem o direito de fazer menos do que eu fiz. Nós mudamos o paradigma, que era muito nivelado por baixo", afirmou.

Lula disse que conseguiu, entre outros feitos, recuperar a política de salário mínimo e criar o Bolsa Família –enquanto seus antecessores não colocaram essas medidas em prática. "Salário mínimo, não podia dar aumento porque ia causar inflação e quebrar a Previdência. Isso não aconteceu", afirmou.

Em ano eleitoral, Lula disse que só um "ignorante" poderia não saber o "orgulho de quem recebe o Bolsa Família".

O presidente afirmou que, apesar da sua baixa escolaridade, conseguiu criar mais universidades e escolas técnicas que outros presidentes que governaram o país no passado. Lula afirmou, porém, que não tem orgulho de ter concluído apenas o ensino fundamental.

"Eu não tenho orgulho nenhum. Vocês não sabem como eu gostaria de ser economista, chique. Vejo vocês falarem um monte de números. Se eu fosse sabido como eles, o que eu não faria por esse país aqui?", questionou.

O presidente lembrou o seu passado, quando se formou em torneiro mecânico, para defender o incremento do sistema educacional brasileiro. "Estou convencido, pela minha lição de vida, que não existe nada mais sagrado para um país do que formar os seus jovens, dar a eles oportunidade."

Lula agradeceu aos ministros Fernando Haddad (Educação) e Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT à Presidência da República, pela gestão realizada no país. "Sem vocês na coordenação, as coisas demorariam ainda mais", afirmou.

Ao dirigir-se à pré-candidata do PT, Lula disse que conseguiu compreender a "máquina" do governo para que no futuro se possa trabalhar mais. "Dilma, a máquina, nós aprendemos nesses oito anos. Daqui pra frente, a tendência é a gente fazer com mais facilidade, e fazer muito mais."

Escolas técnicas

Lula inaugurou hoje, ao lado de reitores, 78 novas escolas federais de educação superior. Haddad disse que o objetivo do governo federal é entregar 214 novas escolas técnicas até o final do governo. "No dia de hoje, estamos dobrando a rede federal de educação profissional. Construímos 140 escolas em cem anos. De 2005 para cá, fizemos outras 140 e reiteramos o compromisso de que até o final deste ano entregaremos novas 74 unidades, completando as 214 prometidas", afirmou.

O investimento inicial do governo nas escolas será de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário.