Veículos de Comunicação

Lista Do Sus

Mandetta assina portaria que libera distribuição de remédio de alto custo

Ministério comprará o medicamento na modalidade compartilhamento de risco, em que o governo só pagará se houver melhora do quadro clínico do paciente

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a portaria de incorporação do medicamento Nusinersen (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do SUS (Sistema Único de Saúde). O remédio, que passará a ser distribuído gratuitamente em toda a rede de atendimento do país, é indicado para pacientes com amiotrofia muscular espinhal, doença rara identificada pela sigla "Ame" entre médicos, que compromete o funcionamento de músculos e órgãos.

 O ministério comprará o medicamento na modalidade compartilhamento de risco, em que o governo só pagará se houver melhora do quadro clínico do paciente. Atualmente, de acordo com a pasta, o tratamento por paciente custa R$ 1,3 milhão por ano e é um dos mais caros pagos pelo SUS.

Mandetta está otimista. “Vamos construir juntos e tenho certeza de que a gente vai vencer”, disse, nesta semana, em Brasília (DF). A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é de que o medicamento esteja disponível em centros especializados da rede pública em até 180 dias.