Veículos de Comunicação

Eleições 2022

Minutos antes de encerrar a votação, campo-grandenses ainda aguardam em fila

Urnas apresentaram problemas e precisaram ser substituídas em duas seções no colégio Dom Bosco

Amin e Fabiano estão pela segunda vez na fila - Foto: CBN CG
Amin e Fabiano estão pela segunda vez na fila - Foto: CBN CG

Minutos antes do horário final da votação das eleições de 2022, muitos campo-grandenses ainda aguardavam na fila para exercer o poder da cidadania. É o caso do psicólogo Amin Taher e do pecuarista Fabiano Bernardes que estão no colégio salesiano Dom Bosco onde a urna das seções 024 e 095 da 36ª zona eleitoral apresentou problemas e precisou ser substituída.

Amin contou que tentou votar no período da manhã e aguardou na fila por 40 minutos quando ficou sabendo que a urna da sua seção havia estragado. “Estou aqui pela segunda vez e já tem uma hora que estou esperando para conseguir votar, mas vale o sacrifício para eu não deixar de exercer o meu poder da cidadania”, disse.

Fabiano também passou pela mesma situação de Amim. Chegou a ir de manhã, mas desistiu de esperar e voltou no período. Ele conta que já faz uma hora que está na fila aguardando para votar. “Quando cheguei aqui agora que fiquei sabendo que a urna havia dado problema e foi substituída. Resolvi voltar e esperar, pois é nosso direito cívico de escolher nossas representantes. Vale a pena aguardar na fila”, falou.

Conforme o último boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) às 15h deste domingo, 107 urnas tiveram registro de ocorrências no estado, sendo 65 com problemas diversos como ajustes com papel/bobina, ajuste de hora, troca de tomada e problemas em teclado do terminal e 42 substituições.  

Os municípios que apresentaram incidentes com as urnas de votação foram: Rio Brilhante, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Caracol, Água Clara, Maracaju, Ponta Porã, Deodápolis, Juti, Jardim, Caarapó, Brasilândia, Paraíso das Águas, Bela Vista, Sonora, Ivinhema, Batayporã, Nova Andradina, Aparecida do Taboado, Pedro Gomes, Nioaque, Corumbá, Fátima do Sul, Três Lagoas, Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia, Vicentina, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul e Laguna Carapã. 

Em todo Mato Grosso do Sul, foram distribuídas para os mesários 6.912 urnas de votação, sendo 1.176 de contingência, totalizando 8.088 urnas. Ao todo, são 7.137 seções de votação no estado.