Veículos de Comunicação

Comemoração

MS comemora 45 anos de criação nessa terça-feira

Anteriormente, Mato Grosso era um único Estado, mas em 1977 foi dividido e nasceu o Mato Grosso do Sul

Na criação de Mato Grosso do Sul, 55 municípios formaram o novo Estado. Ao longo de 43 anos de história, outros 24 municípios foram criados - Arquivo/JPNews
Na criação de Mato Grosso do Sul, 55 municípios formaram o novo Estado. Ao longo de 43 anos de história, outros 24 municípios foram criados - Arquivo/JPNews

No próximo dia 11 de outubro será feriado em comemoração ao Dia de Criação do Estado de Mato Grosso do Sul. Este ano,  MS comemora 45 anos de criação. Porém, antes mesmo do ato que reconheceu a nova unidade da federação, com a sanção presidencial de Ernesto Geisel, a redivisão do Mato Grosso já estava sendo discutida desde 1823. 

Essa informação consta no livro “História do Mato Grosso do Sul”, do historiador Hildebrando Campestrini.

De acordo com a obra literária, em todas as propostas, o Estado aparecia como unidade autônoma. Em 1849, foi proposta a criação do departamento de Camapuã, limitado pelos rios Taquari, Paraguai e Paraná, até as cabeceiras do Araguaia. 

Anos mais tarde, em 1880, Fausto de Sousa defendia a criação da província de Amabaí, correspondendo ao atual Mato Grosso do Sul, com a divisa norte pelo rio São Lourenço. Em 1933, a Grande Comissão Nacional propôs a criação do território de Maracaju, com Nioaque como capital. Em 1937, Segadas Viana defendia a criação de estados e territórios, entre estes o de Rio Pardo, tendo Campo Grande como capital. Em 1943, Getúlio Vargas criou o Território Federal de Ponta Porã.

Pioneiros

Considera-se como iniciador do movimento autonomista o então líder da Vacaria João Caetano Teixeira Muzzi (veterano da Retirada da Laguna) na última década do século 19. Logo depois o advogado gaúcho Barros Cassal, radicado em Nioaque (onde faleceu nos primeiros anos de 1900), propunha a Revolução da Paz, buscando a união de todos os habitantes do sul para instalar o novo estado. Jango Mascarenhas e Bento Xavier também lutaram pela autonomia do sul de Mato Grosso.

Revolução Constitucionalista

Em 1932, ocorreu a Revolução Constitucionalista, liderada por paulistas que exigiam uma nova Constituição e o fim do governo provisório. O sul de Mato Grosso, conduzido por Vespasiano Barbosa Martins e general Bertoldo Klinger, aderiu ao movimento, permanecendo fiel até a capitulação daqueles. Os constitucionalistas de Mato Grosso pretendiam aproveitar o movimento revolucionário para conseguir a autonomia do sul, que teve, durante o movimento, governo próprio, instalado em Campo Grande, na Avenida Calógeras (entre a Av. Afonso Pena e a Rua 15 de Novembro), no prédio da Maçonaria, hoje tombado. A Revolução Constitucionalista teve o condão de agregar quase todas as forças do sul em favor do movimento autonomista. 

Cidades

Na criação de Mato Grosso do Sul, 55 municípios formaram o novo Estado. Ao longo de 43 anos de história, outros 24 municípios foram criados.