Veículos de Comunicação

3

MS e Província do Chaco firmam termo de cooperação bilateral

O termo de cooperação prevê o desenvolvimento de programas de ação para intercâmbio de experiências

O governo de Mato Grosso do Sul e a Província do Chaco, na Argentina estarão a partir de hoje (22) estarão mais próximos nos campos da produção primária, da indústria, do comércio, das ciências e da cultura. O governador André Puccinelli e o governador da Província do Chaco, Jorge Milton Capitanich firmaram um termo de cooperação bilateral que dará aos estados a possibilidade de maior integração e intercâmbio.

Durante a visita da comitiva da Província do Chaco, o governador André Puccinelli apresentou um mapa e outras ilustrações sobre os projetos do governo estadual em diversas áreas. Entre os temos estão os tipos de modalidades de integração como rodovias, ferrovias e aeroportos. Puccinelli também falou sobre o zoneamento ecológico econômico para desenvolver regiões do Estado e comentou dos trabalhos em andamento para a construção de linhas de energia. Além disso, ele lembrou dos investimentos que estão sendo realizados no setor sucroenergético. “Estamos incentivando diversos setores e começamos com onze e passamos para 21 usinas em nosso Estado”, informou.

O termo de cooperação prevê o desenvolvimento de programas de ação para intercâmbio de experiências no campo científico-tecnológico, cultural, ambiental, produtivo, comercial, entre outros. O governador do Chaco falou que aquela Província têm muitos interesses em comum com o Mato Grosso do Sul e que está otimista quanto ao termo de cooperação que vai possibilitar uma integração maior.

“Queremos avançar nesta agenda de cooperação bilateral e temos interesses em comum como avanços no processo de produção de cana e açúcar. Temos interesse também na questão florestal e na tecnologia disponível, ou seja, uma perspectiva em comum de trabalhar em obras interessantes. Ambos estados têm produção agrícola, de madeira, florestal e potencialidade para produção industrial”, ressaltou o governador do Chaco, Jorge Capitanich.

Para o governador André Puccinelli, o termo de cooperação com a Província do Chaco vai trazer intercâmbio cultural, turístico, industrial e de relações comerciais bilaterais. “Tudo isso poderá ser estabelecido a partir do primeiro passo com este convênio que firmamos. É importante que estejamos próximos porque as peculiaridades de produção agrícola, sucroenergética, de produção têxtil, de madeira podem fazer com que a interação de ambas as províncias possam crescer rapidamente e isso se dará com o diálogo direto e constante”, afirmou.

A reunião contou com a presença dos secretários de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa; de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros e do diretor da Vetorial Siderurgia, Gustavo Correa. Na oportunidade, a comitiva pôde conhecer os trabalhos da siderurgia com atuação em alguns municípios como Corumbá. “Foi interessante este contato com a comitiva da Província do Chaco e vamos fazer uma visita de campo. Temos um modelo muito bem sucedido de siderurgia de carvão vegetal que esta sendo implantado em Mato Grosso do Sul e é a proposta que queremos levar para a Província e contribuir para a integração dos dois Estados”, finalizou.