Veículos de Comunicação

3

Países latino-americanos discutem sustentabilidade dos serviços de saneamento

Os conteúdos dos painéis serão apresentados em reuniões plenárias

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) sediará a 2ª Conferência Latino-Americana de Saneamento (Latinosan 2010) de amanhã (14) a quinta-feira (18). O evento contará com a participação de representantes de países da América Latina para discutir a  universalização e a sustentabilidade dos serviços de saneamento.

Nesta segunda edição, o objetivo é assinar a Declaração de Foz do Iguaçu, como já realizado em 2007, na 1ª Conferência de Cali, na Colômbia, em que 17 países firmaram o documento com o compromisso de dar prioridade ao saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento e de apoiar o alcance dos objetivos do milênio, além de fortalecer a cooperação intergovernamental no contexto latino-americano.

A Latinosan contará com a participação do ministro das Cidades, Marcio Fortes, e da vice-presidente para a América Latina do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Pamela Cox. Também estarão presentes a diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Bird, Laura Tuck, que abordará o impacto das mudanças climáticas no saneamento, e o diretor-presidente  da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, que falará sobre a integração de políticas públicas e saneamento.

Paralelamente ao evento, haverá uma feira de tecnologia, em que empresas e instituições governamentais e não governamentais terão a oportunidade de trocar informações, criar alianças estratégicas e buscar caminhos para a melhoria do bem-estar da população, com ênfase no combate à pobreza, na prestação de serviços de saneamento básico e gestão dos recursos. Os conteúdos dos painéis serão apresentados em reuniões plenárias, seminários e mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais.