Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura de Bataguassu implanta Programa Cidade Digital

Uma empresa especializada iniciará a implantação do Projeto Cidade Digital de Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu publicou na última semana o resultado do processo licitatório que previa a contratação de uma empresa especializada que iniciará a implantação do Projeto Cidade Digital de Bataguassu, que possibilitará internet gratuita em alguns pontos públicos da cidade.

Conforme o documento, a empresa E2 Soluções em Tecnologia LTDA foi à vencedora da concorrência pública, que ficará responsável pela oferta do aparelhamento da infovia municipal de alta velocidade previsto para a execução do programa. Serão investidos para a implantação do Cidade Digital o total de R$ 207.258 mil, sendo que deste total,  R$ 200 mil foram conquistados através de uma emenda do ex-deputado federal agora governador do Estado, Reinaldo Azambuja e o restante contra-partida do município.

Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o município inscreveu no projeto, seis órgãos governamentais (prédios públicos) e três áreas de acesso público (praças, área central da cidade e do Distrito da Nova Porto XV), espaços que receberão o programa.

Caravina frisa que o Cidade Digital, além de interligar diversos órgãos e serviços, trazendo benefícios nas áreas administrativa, educação, segurança e saúde, possibilitará avanços para o município no que se refere ao oferecimento de internet. "Com o programa, além de modernizar a gestão pública, serão criadas condições físicas para atrair empresas de todos os segmentos para o município e garantir mais acesso à tecnologia oferecida pela internet, essencial aos munícipes", enfatizou o prefeito.

Após a publicação do resultado do processo licitatório, é aguardada a assinatura da ordem de serviço entre Prefeitura de Bataguassu e empresa para início dos trabalhos de mapeamento das áreas no município.

 PROGRAMA

 O Programa Cidade Digital, ação do Ministério das Comunicações, por meio do Governo Federal, tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. O projeto atua na construção de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e de espaços de uso de internet.

Constam no projeto, a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de educação, tributação e saúde e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede, além da oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação. Puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 quilômetros do backbone (rede principal) ou que tenham compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet.