Veículos de Comunicação

3

PT quer fim de aliança com partidos que têm outro candidato a presidente

De acordo com o presidente do PT, "a questão será avaliada caso a caso para saber em quais estados será possível desfazer a coligação".

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, orientou os diretórios regionais do partido a romper as coligações nos estados com legendas que tenham lançado candidato à Presidência. O objetivo da medida é não perder o direito de exibir imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata petista à Presidência da República , Dilma Rousseff, na propaganda de seus candidatos a governador.

Segundo Dutra, a medida é uma orientação aos diretórios regionais, e não uma determinação. "Não dá para impor", explicou. O TSE decidiu nesta terça (29) que candidatos a governador, vice e senador não podem exibir imagens de candidatos à Presidência ou seus aliados caso sejam adversários na disputa pelo Palácio do Planalto.

Dutra explicou que, a partir da decisão do TSE, o partido avaliou que não vale a pena manter coligações que acrescentam 30 segundos ou menos ao tempo de propaganda eleitoral. " É melhor perder esse tempo de propaganda do que a imagem da candidata Dilma ou do presidente Lula", explicou Dutra.

De acordo com o presidente do PT, "a questão será avaliada caso a caso para saber em quais estados será possível desfazer a coligação".