Veículos de Comunicação

3

Rei e rainha da Suécia visitam o STF nesta quarta-feira (24)

A visita faz parte do acordo de cooperação estratégica assinado no ano passado entre os governos do Brasil e da Suécia

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebe na manhã da próxima quarta-feira (24) a visita do rei Carl Gustaf XVI e da rainha Silvia do Reino da Suécia. O casal estará em visita oficial ao Brasil entre os dias 23 e 26 de março, onde passará por várias cidades.

No Supremo o casal real será recebido pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, no Salão Nobre do STF. Em seguida segue para o Congresso Nacional, onde visitará os presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Senado, José Sarney.

O rei e a rainha da Suécia vêm ao Brasil acompanhados do ministro de Desenvolvimento Social, Göran Hägglund, do secretário de Estado de Comércio Exterior, Gunnar Wieslander, e de uma comitiva de empresários daquele país. Eles pretendem tratar de interesses comerciais e sociais da Suécia com autoridades brasileiras.

A visita faz parte do acordo de cooperação estratégica assinado no ano passado entre os governos do Brasil e da Suécia. Dentre as áreas consideradas estratégicas para os dois países estão, segundo informa a Embaixada da Suécia no Brasil, biocombustíveis, tecnologias sustentáveis, silvicultura e indústria florestal. Educação e defesa também estão na pauta de discussões.

Há a expectativa de que a disputa comercial entre empresas da Suécia, França e Estados Unidos na venda de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) também esteja na pauta da visita oficial, uma vez que o cronograma inclui as instalações da fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP).

Outro ponto da visita é a troca de experiências sobre os direitos das crianças, o enfrentamento ao tráfico de pessoas e a questão indígena. Com relação aos direitos infanto-juvenis, a rainha é fundadora do projeto World Chilhood Foundation, chamado "Refazendo Laços", que será apresentado em São Paulo.

Sobre a Suécia

A Suécia é uma Monarquia Parlamentarista, cujo chefe de Estado é o rei Carl Gustaf XVI e o chefe de governo o primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, representando um parlamento composto por 349 deputados. O rei assumiu o trono em 19 de setembro de 1973 e tem como principal herdeira da monarquia sueca a princesa Vitória. Além dela, o casal real tem outros dois filhos, o príncipe Carlos Filipe e a princesa Madalena.

A Suécia está localizada no norte da Europa, na região conhecida como Península Escandinava e ocupa uma área de 450.000 km². Limita-se entre o Mar Báltico ao sul, a Finlândia ao norte, a cordilheira da Escandinávia na fronteira com a Noruega a oeste, e o Golfo de Bothnia a leste.

O país tem cerca de 9 milhões e 100 mil habitantes, menos que a cidade de São Paulo, e a capital Estocolmo conta com pouco mais de 800 mil habitantes, segundo dados de 2006 divulgados pela Embaixada da Suécia no Brasil. Além de Estocolmo, as outras duas maiores cidades suecas são Gotemburgo e Malmö.

Na pauta de exportações da Suécia estão equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, automóveis, medicamentos, ferro, aço e produtos à base de papel. Já as importações incluem produtos alimentícios, petróleo, automóveis, calçados e produtos têxteis.