Veículos de Comunicação

Maracaju

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Aparecida faz levantamento de plantio de seringueira

Trabalho foi executado entre os meses de abril e maio

A diretoria de Fomento Agropecuário, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente realizou um levantamento do plantio de seringueira no município, atendendo uma solicitação do Sindicato Rural.

De acordo com a diretora de Fomento Agropecuário, Meire Miura, o trabalho foi executado entre os meses de abril e maio, com o apoio do engenheiro agrônomo, Wilson Ferreira Lima Junior e do chefe de Fomento Agropecuário, Roberto de Castro Souto.

Foram visitadas 46 propriedades rurais que existem o plantio de seringueira, localizadas por todo território municipal. Ficou constatado que em Aparecida do Taboado existem 1.682,292 pés de seringueira, em aproximadamente 3.530,71 hectares de terra.

O relatório está sendo concluído com dados complementares que estipulam ainda o plantio ano a ano, tendo em vista a quantidade de mão-de-obra a ser ocupada no setor nos próximos anos.

Conforme a Diretoria de Fomento Agropecuário, o levantamento está previsto para ser entregue até o final do mês de junho. Durante as visitas foi detectada a intenção dos proprietários aumentarem suas áreas de plantação.

O presidente do Sindicato Rural, Eduardo Sanches, explicou que o levantamento foi solicitado para benefício dos produtores rurais, pois os dados serão utilizados para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e possibilitarão a participação dos produtores no leilão de látex a ser realizado em julho.

Eduardo explicou que o Estado de Mato Grosso do Sul foi inserido no Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e oportunizara que os produtores participem da compra do látex a preço mínimo.