Veículos de Comunicação

Ações

Secretário confirma ampliação do Presídio de Segurança Média de Três Lagoas

Secretário de Justiça e Segurança Pública esteve em Três Lagoas e falou sobre ações de Segurança Pública na região da Costa Leste

Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira - Reprodução/TVC HD
Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira - Reprodução/TVC HD

O presídio de Segurança Média de Três Lagoas será ampliado para mais 160 vagas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen-MJ). As obras fazem parte de projetos da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e da Secretaria de Justiça e segurança Pública (Sejusp) junto ao Depen, que abrangem também a ampliação de estabelecimentos prisionais masculinos de regime fechado em Nova Andradina, Naviraí, Paranaíba, totalizando mais 1313 vagas ao Sistema Penitenciário Estadual. 

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, esteve em Três Lagoas para participar da cerimônia oficial de inauguração da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade, informou sobre essa expansão da unidade. 

Na ocasião  discorreu sobre a atuação da Segurança Pública na Costa Leste. Entre os assuntos abordados, a construção de uma sede própria para a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), ambos em Três Lagoas, sobre a construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Água Clara, o patrulhamento do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) na região, e o aumento dos efetivos de policiais e viaturas.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), anunciou a ampliação do presídio de Segurança Média de Três Lagoas, que tem detentos acima da capacidade encarcerados atualmente. O senhor tem uma previsão sobre as datas para o início e encerramento das obras?

Antonio Carlos Videira: Mato Grosso do Sul tem uma das maiores população carcerária a para cada 10 mil habitantes. De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), enquanto a média nacional é de 368 presos por 10 mil habitantes, nosso Estado tem a média de 704. Enquanto os Estados Unidos (USA), detém a maior população carcerária do mundo, a média é de 654. Portanto, a superlotação aumenta a incidência de crimes ordenados de dentro das celas, e o Governo Federal, ciente disto, nos disponibilizou o aporte de R$ 35 milhões que serão aplicados em diversas unidades prisionais do Estado, incluindo Três Lagoas. Porém, a realização das obras é da autonomia do Depen, pois ele que irá licitá-la e, por esse motivo, não temos ainda uma data prevista.

Existe a possibilidade de aumentar os efetivos de policiais e viaturas na região de Três Lagoas?

Videira: Estamos realizando concurso públicos sempre que possível, pois entendemos que é importante sempre aumentar o números dos agentes da nossa Segurança Pública. Porém, o que deve ser mais efetivo é a integração de todas as esferas de Poder, não apenas do nosso Estado. Portanto, temos que estar alinhados com as polícias Federal e Rodoviária Federal, Ministérios Públicos, Estadual e Federal, entre outros órgãos. 

O DOF tem ou fará operações na região de Três Lagoas, devido ser um corredor do tráfico de drogas?

Videira: Sim, sempre que necessário a unidade de Dourados, que atua mais diretamente nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e Bolívia, também pode atuar nas fronteiras com o Estado de São Paulo, como são os casos de Três Lagoas, Brasilândia e Bataguassu. Portanto, existe essa parceria com outras unidades das polícias Militar e Civil, as quais quando acionados, permite o DOF atua nessas regiões. 
 

Hoje a Delegacia de Atendimento à Mulher está instalada em um prédio alugado. Porém, existe um projeto para a construção de uma sede da unidade em prédio próprio. Quando serão iniciadas as obras para instalação dessa nova estrutura?

Videira: Eu fui até o terreno que será construída a delegacia e achei uma ótima localização. Agora, estamos vendo qual a melhor estrutura para ser levantada. Igual a unidade de Dourados ou a de Bataguassu, queremos licitar este ano, no governo de  Reinaldo Azambuja (PSDB). Além disso, o que nós queremos é um prédio moderno e que atenda a cidade, que vem tendo um crescimento vertiginoso.

Quando tem início às obras da unidade do Corpo de Bombeiros em Água Clara?

Videira: Já existe o terreno, o Governo do Estado já mandou um aporte financeiro para a compra do terreno para instalação da unidade. A Costa Leste é conhecida como Cinturão Verde, devido ao grande número de Floresta que abastecem a indústria da celulose. Portanto, a atuação dos Bombeiros é muito importante. Assim como Três Lagoas, a BR-262 corta a cidade tendo uma unidade especializada no combate a esses tipos de incêndios. Também, construiremos uma pista de pouso e decolagens para o avião que terão a função de combater incêndios florestais.