Veículos de Comunicação

Balanço De Gestão

Secretário de saúde fala sobre regionalização no atendimento em MS

Flávio Britto faz um balanço da gestão e fala dos programas "Opera MS" e "Examina MS"

Secretário de estado de saúde, Flávio Britto - Isabelly Melo/CBN CG
Secretário de estado de saúde, Flávio Britto - Isabelly Melo/CBN CG

A rádio CBN Campo Grande recebeu nessa quinta-feira (29), o secretário de estado de saúde, Flávio Britto que fez um balanço da gestão, falando sobre descentralização no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a prorrogação dos programas “Opera MS” e “Examina MS” até novembro deste ano pela Caravana da Saúde.

As cirurgias eletivas e exames diagnósticos poderão ser realizados pelos municípios até novembro de 2022, mas as solicitações precisam constar no sistema de regulação estadual até 31 de outubro de 2022.

Trinta e quatro municípios fizeram adesão aos Projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’ com a missão de reduzir a fila. O Governo do estado lançou em dezembro de 2021, a nova fase da Caravana da Saúde investindo mais de R$ 120 milhões nos projetos “Opera MS” e “Examina MS”, com meta de atender inicialmente, 70 mil procedimentos em todo o Estado.

Brito destaca que, ao prorrogar a Caravana da Saúde, mais pessoas poderão ser beneficiadas. “Nós temos na fila, entre cirurgias e exames, perto de 49 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Vale dizer, que essa fila já teve quase 70 mil pessoas. A fila não para todo dia entra gente nova. A ideia é de buscar o atendimento à população. A gente quer agilizar essa fila, pois tem gente que espera dois anos e meio por uma tomografia, é um absurdo. Então queremos agilizar do pequeno ao maior município do estado”, afirmou.

Confira abaixo a entrevista completa: