Veículos de Comunicação

Pleito

Segundo turno das eleições em Três Lagoas vai contar com 1,1 mil mesários

Os eleitores voltam às urnas, no domingo (30), para a escolha do novo governador de MS e presidente

Eles vão atuar em 141 seções, distribuídas em 31 locais de votação, em Três Lagoas. - Divulgação/Assessoria
Eles vão atuar em 141 seções, distribuídas em 31 locais de votação, em Três Lagoas. - Divulgação/Assessoria

O segundo turno das eleições deste ano, em Três Lagoas, que ocorrerá no próximo domingo (30), deverá contar com a colaboração de 1.153 mesários. Eles vão atuar em 141 seções, distribuídas em 31 locais de votação, no município. Já em Mato Grosso do Sul, de acordo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), cerca de 27 mil mesários vão trabalhar nas mais de 6.800 seções eleitorais do Estado.

As pessoas que foram convocadas pela Justiça Eleitoral no primeiro turno deverão retornar às respectivas seções eleitorais. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de juíza ou juiz eleitoral. O TRE-MS possui o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual a pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição.

Nas eleições de 2022, das 1.153 pessoas chamadas para o trabalho, 471 (40%) pertencem ao cadastro de voluntários. Conforme a página de estatística da Justiça Eleitoral, do total de mesários convocados pelos cartórios de Três Lagoas, no 1º turno do pleito, apenas nove não compareceram aos trabalhos eleitorais no dia 2 de outubro.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em caso de não comparecimento sem justa causa apresentada ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição, o mesário pagará multa. Se o faltoso for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias. Caso a mesa fique impedida de funcionar pelo não comparecimento do mesário, as penalidades serão aplicadas em dobro. Os que não compareceram ao 1º turno poderão ainda participar do segundo turno das eleições.