Veículos de Comunicação

Eleições 2018

Segurança será reforçada, anuncia Sejusp

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou o Plano Geral de Operação para as eleições 2018 em MS

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira (5) o Plano Geral de Operação para as eleições 2018 em Mato Grosso do Sul. A operação marcada para começar às 7h da manhã deste sábado (6) deve envolver mais de cinco mil homens, aproximadamente 700 viaturas, um helicóptero, um avião e 20 embarcações. 

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, afirmou que todas as instituições de segurança e de inteligência estarão envolvidas, entre elas Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Perícia, Departamento de Operações de Fronteira e Polícia Militar Ambiental, além das unidades de internação para menores e a Agência Estadual Penitenciária. 

“Cada instituição atuará dentro da sua atribuição constitucional, como por exemplo Corpo de Bombeiros nas ações de resgate e salvamento, e as polícias Civil e Militar, principalmente, atuarão de forma preventiva. Caso ocorra crimes a PM atuará no seu papel principal que é a repressão. Mas teremos nessa operação servidores de todas as instituições e sobretudo dos órgãos de inteligência”, afirmou Videira.

Também haverá esquema especial para as cidades localizadas na região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia. 

Aproximadamente 2,7 mil policiais militares serão mobilizados no Estado e 1,8 mil na capital. Segundo o comandante da PM, coronel Valdir Ribeiro Acosta, o número é maior do que em outras eleições. 

Em Campo Grande, diferente das outras eleições, a Sejusp não vai usar o prédio do Colégio Dom Bosco como "cadeião" para casos de flagrantes de crimes eleitorais antes do envio para a Superintendência da Polícia Federal. Quem for pego cometendo crimes comuns será levado às delegacias.