Veículos de Comunicação

Eleições 2022

Urnas eletrônicas têm o dobro de problemas neste segundo turno em MS

Tribunal Regional Eleitoral registrou 108% a mais de ocorrências com urnas eletrônicas até agora em Mato Grosso do Sul

Equipamentos reserva estão sendo colocados para votação - Agência Brasil
Equipamentos reserva estão sendo colocados para votação - Agência Brasil

Os funcionários e voluntários da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul estão enfrentando o dobro de problemas com as urnas eletrônicas neste segundo turno das Eleições 2022. Até às 10h da manhã 30 equipamentos precisaram ser substituídos enquanto nesse mesmo período do primeiro turno foram 13 urnas substituídas.

O total de ocorrências registradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) nesta manhã chegou a 75 urnas com problemas, contra 36 urnas neste mesmo período de tempo – entre 7h e 10h – do primeiro turno. Aumento de 108% das ocorrências.

De acordo com o TRE-MS, o mesário ou presidente de seção eleitoral precisa cumprir um protocolo de tentativas de funcionamento da urna, antes de fazer a substituição, como ligar e desligar, verificar e testar se a falha volta a ocorrer. Só então, a urna de contingência é levada para a cabina de votação.  

Como última opção, caso não se possa substituir a urna eletrônica por outra, é possível que seja adotada a votação manual, com cédulas de papel, em urna de lona. Até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país, informou o TSE.