Veículos de Comunicação

3

Valter lamenta constrangimento a aluna da Uniban

O senador lembrou que a minissaia está incorporada à cultura do povo brasileiro

Em pronunciamento nesta quarta-feira (11), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) classificou como "grotesca" a humilhação imposta à estudante de Turismo Geisy Arruda, que foi expulsa da Universidade Bandeirantes (Uniban) por estar usando um vestido curto que despertou a ira dos demais estudantes.

Valter Pereira lembrou que a universidade recuou da decisão, ao substituir a pena de expulsão pelo isolamento da jovem em um outro prédio da instituição, distante do local em que a aluna foi agredida. O senador, no entanto, criticou a decisão da Uniban, lembrando que a Constituição brasileira repudia qualquer forma de discriminação e expressando solidariedade à estudante.

O senador lembrou que a minissaia está incorporada à cultura do povo brasileiro, sendo um traje comum tanto nas escolas como nos clubes e em todos os ambientes públicos.

– Como compreender essa agressão no interior de uma universidade, onde o espírito acadêmico é moldado geralmente pelo respeito às liberdades públicas e o acatamento das preferências de cada um? – perguntou.

Valter Pereira lembrou ainda que o constrangimento a que a aluna se submeteu foi de tal ordem que ela teve que se valer de proteção policial para deixar a instituição de ensino.

– Por incrível que pareça, a jovem que fora agredida moralmente e até ameaçada fisicamente acabou sendo expulsa, e aqueles que provocaram o constrangimento e promoveram a humilhação ficaram impunes e não foram se submetidos a nenhum tipo de reprimenda – lamentou.