Veículos de Comunicação

Política

Vereadores cobram efetivação da Guarda Municipal

Projeto de criação de uma guarda municipal, em Três Lagoas, está prevista em lei municipal, aprovada em 2012

Vereadores cobram constantemente implantação do serviço.
Vereadores cobram constantemente implantação do serviço.

A instalação da guarda municipal em Três Lagoas é constantemente cobrada por vereadores. Na sessão da Câmara Municipal desta semana, a vereadora Evalda Reis (MDB), voltou a solicitar a efetivação do serviço no município. 

A criação de uma guarda municipal em Três Lagoas está prevista em lei municipal aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo em 2012. No entanto, até hoje não saiu do papel. Constantemente vereadores cobram a implantação do serviço na cidade. 

Ao usar a tribuna da Câmara nesta semana, a vereadora defendeu a implantação do serviço na cidade, como uma maneira de ajudar na redução dos índices de criminalidade. Ela citou que Três Lagoas tem registrado muitos arrombamentos e furtos, inclusive, em prédios públicos, como o que ocorreu no feriado de Carnaval, quando um Centro de Educação Infantil no Jardim das Acácias foi alvo de furto. “Creio que com a guarda municipal muitas ações negativas serão evitadas”, disse a vereadora.

A guarda municipal, de acordo com um levantamento feito pela prefeitura, em 2019, iniciaria com 50 homens. A princípio, segundo o relatório, começaria desarmada, depois, de estar mais estruturada, poderia ter mais pessoas e ser armada.

Para início do serviço, conforme o relatório, seriam necessárias cinco viaturas de quatro rodas e oito de duas rodas, bem como uma sede e equipamentos. Para a implantação, seria necessária ainda a aprovação de um plano de cargos e carreira para os funcionários da guarda, que seriam contratados mediante concurso público.

O valor estimado à época, para implantação do serviço, seria de R$ 30 milhões. Em nota enviada ao Jornal do Povo, a Prefeitura de Três Lagoas diz que, como o plano de governo da atual gestão não previa a implantação, e como é o último ano de mandato do atual prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), caberá ao próximo gestor inserir ou não em seu plano, pois já existe uma lei que autoriza a implantação. 

Câmeras 

Como forma de contribuir e ajudar no combate à criminalidade, a prefeitura contratou uma empresa para instalar 200 câmeras de monitoramento distribuídas na cidade. Atualmente, a cidade conta com 36 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Três Lagoas. Os equipamentos foram instalados em junho de 2015. O investimento foi de R$ 1,2 milhão, por conta de convênio firmado entre o município e a Petrobras, e faz parte das ações mitigadoras ações mitigadoras pela instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.

Entretanto, as câmeras apresentam muitos defeitos, consideradas até ultrapassadas diante das novas tecnologias. A contratação de uma empresa e a ampliação dos equipamentos são ações da administração municipal para enfrentar atos de vandalismos, entre outros crimes e garantir mais segurança aos cidadãos.

Veja a reportagem abaixo: