Veículos de Comunicação

Debate

Mesmo sem Contar, Riedel vai ao debate e é sabatinado por jornalistas e representantes de classe

De tributação, passando por desburocratização e cobertura vacinal, Riedel é indagado por 1h30 em debate.

Eduardo Riedel esperou por meses para operar o joelho - Arquivo/CBNCG
Eduardo Riedel esperou por meses para operar o joelho - Arquivo/CBNCG

Para ajudar o eleitor sul-mato-grossense a se informar sobre as melhores propostas dos candidatos ao governo do estado, o grupo RCN em parceira com o Correio do Estado promoveu debate entre os candidatos Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB). Infelizmente, o candidato do PRTB não compareceu ao debate justificando que estava fazendo campanha no interior do estado.

Mesmo sem a presença de Capitão Contar, o formato organizado pela equipe CBN Campo Grande conseguiu promover o debate só com o candidato Eduardo Riedel. No primeiro bloco, o formato ficou estilo sabatina onde foram sorteados quatro temas para serem respondidos pelo candidato. Os temas foram: Qualificação da mão de obra; Incentivo fiscal, infraestrutura e política.

No segundo bloco, houve de fato um debate, pois participaram quatro representantes de classe e fizeram questionamentos sobre diversos temas ao candidato. Na área fiscal, a pergunta foi feita pelo diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindifiscal), Rodrigo Falcon. A segunda pergunta foi do médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda, que fez uma pergunta na área de saúde. Na área do Direito, a pergunta foi feita pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MS, Márcio Avila. Para finalizar o bloco a pergunta foi do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Renato Paniago.

O terceiro bloco também em estilo debate houve a participação de jornalistas do Grupo RCN e Correio do Estado. Por ordem de sorteio, o primeiro a fazer a pergunta foi o jornalista e colunista de política da CBN Campo Grande, Adilson Trindade, na sequencia a pergunta ficou a cargo do representante do Correio do Estado, Michel Constantino. A terceira pergunta foi feita pelo editor-chefe do Correio do Estado, Eduardo Miranda, na sequência a pergunta  foi feita pelo jornalista e colunista de agronegócio da CBN Campo Grande Eder Campos.  Todas as perguntas giraram em temas livres, nas áreas de economia, combate a corrupção, composição e alianças para o governo.

Ao final do debate, o candidato tucano ao governo do Estado, avaliou como positivo o debate realizado pela CBN Campo Grande e parabenizou a iniciativa. Ele afirmou que o debate é uma oportunidade que o candidato tem de mostrar o seu plano de governo, suas ideias para a população.” Parabenizo a CBN e o Correio pelo debate múltiplo com jornalistas e representantes de classe. O tempo limita muito e você tem que ter um poder de síntese. É um debate complexo que elucida muito o eleitor. Ao ter um candidato que não participa tira realmente a capacidade do eleitor comparar, mas a não vinda dele diz muito. Já é uma grande comparação. Ele {Contar} não teria nada para dizer sobre os temas e perguntas colocadas. Ele só tem respostas genéricas e vazias”, alfineta.

O diretor-geral do grupo RCN, Estevão Congro, e o diretor de conteúdo do Correio do Estado, Marcos Fernando Rodrigues, avaliam como uma parceria de excelência com o intuito de informar com credibilidade a população sul-mato-grossense.

Marcos Rodrigues avalia o debate e a parceria com o grupo RCN muito produtiva. “Essa parceria ao grupo Correio do Estado foi muito importante tendo em vista que são públicos que tem a mesma sinergia. Nosso intuito e levar informação e credibilidade fugindo dos demais debates ou entrevistas devido ao não comparecimento dos outros candidatos, mas para mim foi um prazer. Muito gratificante com os profissionais da CBN. Agradeço ao Estevão e toda a família CBN que essa seja a primeira de muitas parcerias”, comenta.

Já diretor-geral do grupo RCN, Estevão Congro, avaliou como positivo o debate e lamentou a ausência do candidato contar. “Vejo de forma positiva essa parceria inédita na cobertura e no desenvolvimento do debate, da proposta de trazer jornalistas e representantes de classe para o debate. Lamento o não comparecimento do Contar que tirou do eleitor a oportunidade de conhecer melhor as propostas e o candidato. Eu avalio como um sucesso”, finaliza.

Confira o debate na íntegra: