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9 dicas para não deixar o motor do seu carro ferver

Vazamentos podem ocorrer tanto no reservatório quanto na sua tampa

Manter o sistema de arrefecimento do seu carro em ordem e evitar o superaquecimento não é tarefa difícil, mas exige alguns cuidados básicos como revisões a cada 20 mil km. Isso ocorre porque os resíduos acumulados no sistema podem levar ao superaquecimento do motor, causando o desgaste anormal de diversos componentes, aumentando o consumo de combustível do veículo e até causando a uma pane na rua ou na estrada.
Aletas

O radiador conta com aletas pelas quais o fluxo de ar passa e arrefece a água. Assim, se as aletas estiverem amassadas, a água irá aquecer mais facilmente, sendo necessário trazê-las a sua posição original, o que poderá ser feito com uma chave de fenda. Atenção: isso deve ser feito com o motor frio, tal como todas as outras dicas aqui publicadas.

Bomba d`água

Normalmente este item demonstra ter problemas quando o carro está parado e apresenta vazamento de água. Isso pode estar correndo devido ao rompimento do selo de vedação. Ruídos estranhos denunciam o desgaste acentuado e o fim da vida útil da bomba. O estado da correia de acionamento da bomba é outro item que deve ser verificado.

Mangueiras

Não podem estar ressecadas, trincadas ou estufadas. Nessas condições precisam ser substituídas, bem como as suas braçadeiras.

Reservatório e tampa

Vazamentos podem ocorrer tanto no reservatório quanto na sua tampa. Esta última também regula a pressão do sistema e deve ser trocada sempre que necessário. Nesse último caso é importante substituir o item por outro com a mesma calibragem da peça original.

Válvula termostática

Item que tem como a função fazer com que o motor esquente o mais rápido possível após a partida, sendo importante no inverno, especialmente em carros que utilizem álcool como combustível. Caso apresente defeito, pode travar e causar superaquecimento, razão pela qual, muitas vezes, é simplesmente eliminada pelos mecânicos, que não instalam a válvula nova no veículo. Não permita que isso aconteça no seu carro.

Ventilador

Nos carros antigos o ventilador era ligado diretamente no virabrequim e funcionava constantemente. Depois, para diminuir o consumo de combustível e obter um melhor desempenho, surgiram os ventiladores hidrodinâmicos e os elétricos, que são os mais comuns na atualidade. O componente é acionado em condições de tráfego pesado e baixa velocidade. É acionado por uma “cebolinha” (sensor de temperatura elétrico) existente no bloco do motor. Observe os fios do sistema, pois, se não estiverem corretamente conectados na “cebolinha” (ou esta apresentar defeito), o ventilador não será acionado, a temperatura irá subir e a água do radiador entrará em ebulição.

Líquido refrigerante

O líquido usado no radiador deve ser composto por água e aditivo de boa qualidade, como o Tropic Anticorrosivo, Tropic Organic e Tropic Sintetic Autoshine. A água não deve ser de torneira ou de poço, pois a primeira contém cloro e a segunda pode ter calcário, elementos nocivos ao motor. O correto é empregar água destilada ou desmineralizada, que não devem ser confundidas com solução de bateria, que é ácida. Atenção: nunca coloque água no radiador quente. O choque térmico provoca danos ao motor e, ao misturar o líquido frio com o quente, este será jogado para fora, podendo tal fenômeno resultar graves em queimaduras.

Aditivos

A função do Tropic Anticorrosivo, do Tropic Organic e do Tropic Sintetic Autoshine é proteger o sistema interno contra corrosão e incrustações, aumentar o ponto de ebulição da água e diminuir a tendência de formação de bolhas. O prazo de troca do liquido de arrefecimento (mistura de água e aditivo), para um melhor desempenho do produto, deve sempre respeitar o limite descrito no manual do proprietário do veículo.