Veículos de Comunicação

Dia Mundial Do Livro

Advogado, filósofo e professor: a história do três-lagoense que já leu mais de 100 livros

No dia dele, qual é o seu livro de cabeceira?

No dia dele, qual é o seu livro de cabeceira? - Divulgação
No dia dele, qual é o seu livro de cabeceira? - Divulgação

No universo do “era uma vez” dos contos de fada, onde a imaginação é quem dita a história, o protagonista nesse enredo é sempre ele: o livro. Dono das melhores narrativas que a gente pode viver estão contadas nas páginas de um livro. Afinal de contas, no mundo das princesas da Disney, o bem sempre vence o mal e ao final sempre tem uma lição de moral para nossas crianças. Na avaliação da psicóloga infantil, Anatiele Sousa, a leitura pode ser transformadora na formação dos nossos pequenos.

Exemplo de amante da leitura, é o três-lagoense, Roberto Ribeiro, que é professor, advogado e filósofo. Roberto é natural de Três Lagoas, mas trocou a cidade pelo interior de São Paulo há alguns anos onde segue carreira. Foi por “culpa do hábito da leitura” que decidiu fazer duas faculdades. A paixão por este hobby vem da infância. "Impossível precisar o número de livros que já li ao longo da vida. O que sei é que, certamente, eles me levaram à pessoa que sou hoje. As profissões que exerço exigem profundo comprometimento com a leitura. Se não fosse pelo amor, teria que ser pela dor", brinca.

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos e desenvolver neles o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar… A prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.