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Alta no preço da cesta básica reflete no bolso do consumidor

Pesquisa do DIEESE revela que Campo Grande registou aumento de 6,02% no produto

- Foto: Cestabásica.com
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Dados do último levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), referente ao preço da cesta básica, mostrou que Campo Grande registrou alta de 6,02% no preço dos itens de alimentação, sendo a capital do país com o maior preço. Nesta terça-feira (25), Hudson Garcia ressaltou quais impactos econômicos esse aumento pode trazer ao bolso do consumidor, e as expectativas de consumo para as próximas semanas.

Conforme a pesquisa do DIEESE, as maiores altas foram registradas em Campo Grande (6,02%), João Pessoa (2,41%), Vitória (2,36%) e Recife (2,21%). As capitais onde ocorreram as quedas foram Belém (-1,92%) e Salvador (-0,81%).

Variação de preços 

O Procon-CG, realizou uma pesquisa entre os dias 12 a 13 de maio de 2021, nas redes de supermercados e no mercadão municipal da capital, totalizando 15 estabelecimentos. A pesquisa considerou as 7 regiões de Campo Grande (Região Urbana do Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Região Imbirussu, Região Lagoa, Região do Prosa e Região do Segredo), com ao menos dois estabelecimentos por região, para que pudesse colher um panorama mais próximo da realidade dos preços em toda a Campo Grande.

A maior variação de preço encontrada pelo Procon Campo Grande entre os locais pesquisados foi a banana nanica com 291% de variação, seguida pela segunda maior variação o Açúcar Estrela de 2 quilos com a variação de 247% e o tomate e com 205%.

Foi encontrado sete itens com variação acima de 100% que são laranja com variação de 195%, sal da marca cisnei 172%, maçã 134%, café da marca Café Brasileiro 110%, margarina da marca Claybon 103%, macarrão espaguete marca Dallas 101% e o Pão com uma Variação de 100%.

No quesito itens de higiene, o creme dental da marca Colgate foi o item que teve a maior variação com 223% seguida pela marca Sorriso com 165% e Closeup com 115%. Outros itens de higiene apresentaram uma variação de preço do sabonete da marca Lux de 148% seguido pela marca Albany com 115% e  Paumolive 84% de variação no Preço.